sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

LACERDA SALES: “A partir de março, testes gratuitos baixam para dois”

O número de testes rápidos de antigénio comparticipados a 100% pelo Serviço Nacional de Saúde baixa de 4 para 2 a partir da próxima terça-feira, dia 1 de março.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, adiantou numa conferência de imprensa esta sexta-feira que a decisão prende-se com a atual situação epidemiológica e com o fim de algumas medidas restritivas, tais como o fim da obrigatoriedade de apresentação de um teste negativo para acesso a grandes eventos, bares ou discotecas.

Há uma menor necessidade de testagem. O regime excecional que vai vigorar até ao final de março vai passar a incluir dois testes gratuitos por mês face a evolução epidemiológica”, referiu Lacerda Sales.

 A conferência de imprensa de hoje serviu para o Governo anunciar também a redução dos centros de vacinação contra a Covid-19, em função da atual situação epidemiológica, que vão diminuir de 192 para 139 a partir de março. Já os centros centros e unidades de vacinação vão passar de 98 a 145 a partir de março.

“Portugal tem hoje 85% da população elegível com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. É um marco que nos deve deixar a todos orgulhosos”, disse o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, acrescentando que o processo de vacinação tem agora de ser “adaptado” e “paulatinamente entrar num processo de normalidade das nossas vidas”.Lacerda Sales sublinhou que vai haver uma transição do processo de vacinação nos centros de vacinação para os centros de saúde, “sendo mantidos os centros de vacinação nos centros populacionais onde tal se justifique”.

Ainda assim, o governante alertou que “a pandemia ainda não acabou e os centros de vacinação têm de continuar a funcionar em modelo de harmónio. Retraindo se for necessário retrair, e expandido se for necessário fazê-lo”.

O coordenador do processo de vacinação contra a Covid-19 e gripe, o coronel Carlos Penha Gonçalves, não adiantou que centros de vacinação vão ser encerrados, mas afirmou que a capacidade de pessoas vacinadas por semana vai baixar de mais de 600 mil para 100 mil.

MultiNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário