segunda-feira, 21 de março de 2022

ASSOCIAÇÃO DE CASAL GALEGO FESTEJA 81 ANOS

A Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego celebrou o seu 81º aniversário, no dia 19 de março, na sua sede, com uma gala cultural que reuniu entidades, dirigentes, sócios, utentes e amigos.

A sessão comemorativa contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; do presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro; da presidente da Junta, Cristina Sousa; da presidente da Assembleia de Freguesia, Isabel Freitas; e do diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, agradeceu o empenho de todas as direções que passaram pela coletividade e elogiou a aposta da Associação no apoio social, dado que, “devido ao envelhecimento da população, a sociedade é muito carente nesta área”. Deixou uma palavra de conforto e incentivo aos atuais órgãos sociais e o compromisso do Município de continuar a trabalhar em parceria com a instituição.
Para a presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa, “esta é uma associação que merece muito a ajuda de todas as instituições, dando respostas que não tínhamos, envolvendo os jovens e menos jovens”.
A presidente da direção, Liliana Prior, referiu que “perante todas as adversidades, na vertente social, a Associação continuou a assegurar os seus serviços de modo a satisfazer as necessidades identificadas dos utentes”. Lembrou a existência de três acordos de cooperação com a Segurança Social para as principais respostas sociais que desenvolvem, a comparticipação de 42 dos 56 utentes no apoio domiciliário, 15 em 20 no centro de convício e 7 em 10 no centro de dia, para além de muitas outras iniciativas levadas a cabo na área social e cultural.

O diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa, admitiu que “esta associação esteve sempre muito à frente do seu tempo”, sendo necessário “antecipar estratégias para poder dar respostas ao envelhecimento”, área onde a associação de Casal Galego foi pioneira.

Para além das intervenções oficiais, a gala contou com uma representação teatral pelos utentes da associação e atuações musicais asseguradas por Roberto Batista, João Miguel Pereira e Leandro Costa. Houve também lugar à entrega de emblemas aos sócios que completaram 25 e 50 anos de associados em 2020, 2021 e 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário