segunda-feira, 21 de março de 2022

Município de Cantanhede participa na Hora do Planeta. Por um planeta mais sustentável

A Câmara Municipal de Cantanhede volta a associar-se à “Hora do Planeta”, iniciativa da APN - Associação Natureza Portugal e da WWF - World Wide Fund for Nature que consiste em desligar as luzes dos Paços do Concelho e outras instalações municipais, entre outras ações.

A adesão da autarquia foi formalizada na subscrição de uma carta de compromissos onde se compromete a desenvolver um conjunto de atividades de educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis e na prevenção e solução dos problemas ambientais.

A reflorestação de uma área ardida com espécies autóctones e ações de sensibilização, designadamente “Controlar as Pampas”, “Controlo de espécies invasoras (flora ripícola) – projeto na Margem” ou “Preservação da diversidade biológica” na Lagoa dos Teixoeiros, são algumas medidas a concretizar este ano pelo Município de Cantanhede.

Em paralelo, as luzes dos edifícios dos Paços do Concelho, Biblioteca Municipal, Museu da Pedra, Casa Francisco Pinto, Piscinas Municipais, Estaleiro Municipal e Inova – Empresa Municipal vão desligar-se entre as 20h30 e as 21h30 do próximo sábado.

Para cumprir o compromisso assumido nesse âmbito, a autarquia está também a divulgar o apoio à iniciativa através de vários meios, ao mesmo tempo que mobiliza outras entidades a participarem, bem como empresas e cidadãos.

Subordinada este ano ao tema “Restauro da Natureza”, associada ao conceito “Liga-te ao Planeta”, para advertir para a importância e fragilidades dos recursos naturais e da sustentabilidade ambiental, a Hora do Planeta teve início em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes por uma hora para sensibilizar as pessoas para o problema das alterações climáticas e para a urgência de mudar atitudes.

Em Portugal, a Associação Nacional de Municípios Portugueses tem vindo a associar-se a este projeto através da sua promoção junto das autarquias para que lancem o exemplo junto da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário