segunda-feira, 21 de março de 2022

Fotorreportagem: “PORTO GAIA GRANDFONDO” PASSOU POR CASTELO DE PAIVA. Abastecimento decorreu no centro da vila

 Prova percorreu todas as freguesias do concelho

Castelo de Paiva recebeu ontem a 1ª edição do 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐆𝐚𝐢𝐚 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨, um evento desportivo aberto a todos os entusiastas do ciclismo, com partida no Porto, chegada em Vila Nova de Gaia e passagens por Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Cinfães, Arouca e Santa Maria da Feira, sendo que, os mais de 1500 participantes inscritos tiveram a oportunidade de escolher entre três percursos possíveis, de acordo com a quilometragem e o seu grau de preparação, nomeadamente o 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (52 km), 𝐌𝐞𝐝𝐢𝐨𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (97,5km) ou 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (156,5 km).

 


Já em 2016, o território de Castelo de Paiva tinha recebido esta importante jornada desportiva, mas nesta temporada, o Porto Gaia Granfondo assumiu marcar presença no calendário velocipédico nacional, registando-se a partida no coração da cidade invicta e final junto ao quartel da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.

Mas o percurso da prova não se limitou apenas a estas cidades separadas pelo Rio Douro, percorrendo também os concelhos de Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca, Santa Maria da Feira, municípios que serão visitados no Granfondo, tornando este dia ainda mais intenso com tantos ciclistas nestas regiões, sendo que, na passagem pelo território paivense, a caravana velocipédica percorreu todas as seis freguesias do município, e teve um ponto de abastecimento localizado no centro da vila.

Após a partida no centro do Porto, os ciclistas subiram ao longo do Rio Douro levando à primeira separação de percursos. A prova de Minifondo atravessou a Barragem de Crestuma, até ao topo da N222, local que foi comum aos outros 2 percursos. Apesar da subida, foi um percurso acessível para os menos preparados (52km). A vitória neste percurso foi para Ricardo Carvalho, do Team Gaia Bike, com o tempo de 1,29,49h, enquanto o segundo lugar coube a António Monteiro Pinto, do Proteu Cycling Team, com o registo de 1,31,03h e terceiro lugar para Carlos Santos, Elite M, do Proteu Cycling Team, com 1,24,15h.

Já os participantes do Mediofondo e Granfondo tiveram que subir o rio até atravessar a Ponte de Entre-os-Rios, sendo que, pelo caminho algumas subidas foram ficando para trás e fazendo a primeira selecção de ciclistas. E foi quando atravessaram a Ponte Hintze Ribeiro que as verdadeiras dificuldades começaram. Em direcção a Castelo de Paiva, onde estava programado no centro da vila, um reabastecimento e ligeiro descanso, o Rio Douro ficou para trás para o Granfondo, mas não para o Mediofondo que continuou a serpentear no sentido contrário. Descidas bonitas onde se pôde tirar partido de algumas das melhores estradas da região. O sobe e desce foiconstante, mas a paisagem compensou, e até Canedo ainda havia uma subida de 4km que deixou as últimas marcas antes dos participantes começarem a dirigirem-se para VN de Gaia onde estava a meta, completando-se o percurso de 98 km.

Fábio Abreu, do Proteu Cycling Team, com o registo de 2,35,31h foi o vencedor deste percurso, com Leandro Coelho, do Soutense Cadão Douro, a fazer o segundo melhor tempo, com 2,35,53h, e Élio Oliveira, do Cadão Douro, com 2,35,55h a concluir na terceira posição.

Por ultimo, o Granfondo ao chegar a Castelo de Paiva mudou de trajectória em direcção a Alvarenga – Arouca, pelo Vale do Paiva, na EN 225, percorrendo subidas mais acentuadas e descidas lindíssimas acompanhadas por áreas verdejantes que levaram os ciclistas até ao Rio Paiva, na entrada dos famosos Passadiços. Foi apenas uma distracção para o que ainda faltava percorrer. A antiga ponte sobre o rio das águas bravas encantou o pelotão, mas tudo o que desce, também sobe, sendo precisamente neste momento que, os ciclistas desta classe, tiveram a noção da dureza da montanha, enfrentando uma forte e longa subida até ao alto do Gamarão, ainda no concelho de Arouca, e óbviamente, as subidas acumuladas e a distância começarão a fazer das suas, desfragmentando o pelotão. Felizmente os abastecimentos previstos acabaram por providenciar o ponto de apoio perfeito para apontar ao que restava percorrer e prova voltou pelo alto de Santo Adrião ao território de Castelo de Paiva, pela EM 1138 até Bairros e à urbe paivense, onde se juntou novamente com o Mediofondo. Restava voltar à EN 222 e passar junto às antigas Minas do Pejão, e em Canedo, mas quem chegou até aqui, facilmente conseguiu terminar esta bonita experiência velocipédica, completando em Gaia, mais de 156 Km percorridos. José Oliveira, Master AM, do Paredes Aventura, foi o grande vencedor desta prova, com o tempo de 4h21m04seg, com João Jacinto, do CPRA Dobarbas Akiplast, a assegurar a segunda posição com o registo de 4,21,06, enquanto Carlos Aguiar, do Love Tils, garantiu o terceiro lugar com a marca de 4,21,06,53.

O campeão de outrora Miguel Indurain, aquele que é considerado um dos maiores ciclistas de sempre, foi o padrinho desta 1ª edição do Porto Gaia Granfondo, recordando-se que, o ciclista espanhol venceu cinco vezes consecutivas o Tour de France (1991-1995) e duas vezes o Giro de Itália (1992-1993) e antes de se retirar do ciclismo, ainda foi Campeão Olímpico de contrarelógio individual, em Atalanta (1996).

O perímetro urbano da vila esteve encerrado ao trânsito na manhã de ontem, na mesma zona que normalmente fica condicionada por ocasião dos festejos anuais e dos grandes eventos que se promovem no centro de Castelo de Paiva, sendo que, o presidente da edilidade, José Rocha, acompanhado da Vereadora do Desporto, Liliana Vieira, marcou presença no ponto de abastecimento, e congratulou-se com a passagem por Castelo de Paiva deste grande evento desportivo, de grandeza nacional, que potenciou uma presença alargada de espectadores nos acessos à vila e nas estradas do concelho, numa jornada orientada para a valorização desta modalidade desportiva, evidenciando o objectivo de encarar a vida de forma mais saudável, com exemplos louváveis para uma vivência mais limpa e atractiva.

O autarca paivense referiu também que, esta foi uma excelente ocasião para proporcionar aos visitantes uma oportunidade para redescobrirem a beleza paisagística que o concelho apresenta, e as suas pontencilidades turísticas, evidenciando o seu património histórico, a sua afamada gastronomia, a doçaria tradicional e o apreciado vinho verde.

Câmara Municipal de Castelo de Paiva apoiou a realização desta prova no seguimento da política que tem sido desenvolvida no âmbito da atracção de provas desportivas que promovam o território e atraiam turistas e visitantes, sendo esta mais uma oportunidade de acompanhar uma prova desportiva de âmbito nacional, contando com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e GNR local.

      




Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário