segunda-feira, 21 de março de 2022

TURISMO INDUSTRIAL DA MARINHA GRANDE EM DESTAQUE NA BTL

No dia 18 de março, na BTL - Bolsa se Turismo de Lisboa, no expositor do Turismo Centro de Portugal, foi dado destaque ao turismo industrial da Marinha Grande, no âmbito da apresentação do programa da Semana Nacional do Turismo Industrial, cuja abertura oficial vai ocorrer na Marinha Grande, no dia 8 de abril.

A apresentação na BTL contou com contributos de Nuno Brito, adjunto do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, que frisou a importância do turismo industrial, nomeadamente dos setores do vidro, dos moldes e dos plásticos, para o concelho: “A Indústria acrescenta valor ao Turismo, mas o Turismo também acrescenta valor à Indústria”.
De 8 a 14 de abril, decorre a iniciativa "À Descoberta do Turismo Industrial" , evento organizado pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial.
A agenda deste evento nacional, que terá abertura na Marinha Grande, foi apresentada na BTL e pode ser consultada no site do Turismo Centro de Portugal, em Turismo Industrial - Turismo Centro Portugal (turismodocentro.pt)

O programa do concelho da Marinha Grande é o seguinte:

SEMANA NACIONAL DO TURISMO INDUSTRIAL
À DESCOBERTA DO TURISMO INDUSTRIAL – MARINHA GRANDE
DE 8 A 14 DE ABRIL

8 DE ABRIL
Centro Empresarial - Sessão de Abertura da Semana Nacional do Turismo Industrial – “À Descoberta do Turismo Industrial”  

Cencal – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica- Pólo da Marinha Grande  
Demonstração de vidro soprado e desenvolvimento de peça ao vivo.  
Elaboração de peça comemorativa da 1.ª Semana Nacional do Turismo Industrial “À Descoberta do Turismo Industrial”  
Concerto improvável, com Roberto Batista, inserido no Projeto “Portugal Acústico – Nos Braços do Património”.  

De 08 a 14 DE ABRIL
Museu do Vidro - Entradas gratuitas

Dia 09  DE ABRIL
11h00 - Visita guiada à exposição temporária "O Vidro na Marinha Grande, Histórias da IVIMA"
"O vidro na Marinha Grande: Histórias da IVIMA" recorda o percurso e a produção de uma das principais empresas do setor na segunda metade do século XX, onde nasceram alguns dos mais famosos vidros utilitários e decorativos do país.
A exposição é comissariada por Pedro Moura Carvalho, historiador de arte. Apresenta peças da sua coleção particular e das coleções dos marinhenses Virgílio Guerra Marques e Fernando Gregório.

15h00 - Ateliê de pintura sobre vidro
Local: receção do Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro
(inscrição obrigatória até dia 08/04, participação limitada a 10 crianças dos 6 aos 10 anos de idade, através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt).

Dias 11, 12 e 13 DE ABRIL
Visita à Planimolde, S.A.
14h30-16h30
Visitas Guiadas
Inscrições prévias através do email rh@planimolde.pt
Mais informações em Turismo Marinha Grande / Planimolde, S.A. (cm-mgrande.pt)

Dias 08, 09, 11, 12, 13, 14  DE ABRIL
Estúdio de Vidro Poeiras Glass
Das 10h às 13h / das 14h às 18h
Visitar o Estúdio onde se fabrica peças de forma manual. Podem ver fornos, ferramentas, moldes, etc. Ver exposição de peças feitas no local.

O termo “Turismo Industrial” refere-se ao ato dos empreendedores abrirem as suas instalações para grupos de pessoas interessadas em conhecer a estrutura das unidades produtivas, a forma de produção e a tecnologia empregada. As visitas são sistematizadas através de um roteiro específico, com dias e horários agendados. Os empresários criam espaços onde os turistas podem circular dentro das unidades, onde dão a conhecer o processo produtivo.

Parta à Descoberta do Turismo Industrial. Mais informações em Turismo Marinha Grande / Turismo Industrial (https://www.cm-mgrande.pt/pages/711)

Fotografias: Turismo Centro de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário