segunda-feira, 4 de abril de 2022

Águeda | Programa de educação ambiental promovido pela Câmara de Águeda foi um sucesso

 Iniciativa foi realizada ao longo de cinco meses e envolveu mais de 840 crianças dos 5.º e 6.º anos de todo o concelho.

A Câmara Municipal de Águeda promoveu um programa de educação ambiental, designado “Rio de Todos”, com o objetivo de sensibilizar as crianças dos 5.º e 6.º anos de escolaridade para o ambiente, sustentabilidade e ciência, através de atividades lúdicas e pedagógicas. A iniciativa, desenvolvida no âmbito do projeto LIFE Águeda, iniciou a 4 de novembro do ano passado e terminou na última sexta-feira (dia 1 de abril).

No total, foram realizadas 42 sessões lúdico-pedagógicas, envolvendo mais de 840 crianças e mais de 50 professores acompanhantes dos 5. e 6.º anos (2.º Ciclo do Ensino Básico) do concelho.

«Esta ação é mais um exemplo das medidas de sensibilização ambiental que realizamos ao longo do ano, envolvendo a comunidade educativa, certos de que o contacto desde cedo com as temáticas da preservação ambiental é relevante para a adoção de comportamentos sustentáveis, com reflexos na preservação do nosso ambiente”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, que agradeceu o empenho dos professores e técnicos na dinamização desta iniciativa.

Este programa, que foi desenvolvido ao longo de cinco meses em todas as escolas do 2.º Ciclo do concelho, foi “um sucesso e é demonstrativo do uso de ferramentas pedagógicas criativas para abordar assuntos sérios e sensibilizar crianças e jovens para a importância da sustentabilidade ambiental”.

As sessões estavam divididas em três momentos, que culminaram numa salutar competição: uma palestra apoiada por elementos multimédia (filme e apresentação), um twister ambiental (jogo do chão) e um quiz/aplicação LIFE.

Refira-se que, neste programa, foram abordados temas como a importância da preservação da biodiversidade, a continuidade fluvial, a vegetação e habitats ribeirinhos, a valorização dos recursos hídricos, o controlo de espécies invasoras e a pesca sustentável. Visa também promover uma maior valorização das linhas de água da região, particularmente na vertente de conservação da natureza e do património ambiental dos rios Águeda e Alfusqueiro.

No seguimento deste projeto, desenvolvido em contexto de sala de aula, estão agora a ser propostas atividades pelas escolas, levando as crianças a um contacto mais próximos com os nossos rios.

Mais informações, os interessados devem usar o e-mail dv-as@cm-agueda.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário