segunda-feira, 4 de abril de 2022

Proença-a-Nova | Alunos exploram a Matemática em questões relacionadas com o dia-a-dia


Os alunos dos 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova assistiram ao espetáculo “A minha bicicleta calcula áreas”, do projeto educativo “Isto é Matemática”, numa sessão realizada no dia 1 de abril no auditório municipal. Dinamizada pelo professor Rogério Martins, investigador do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, esta ação apresentou a matemática e as suas ligações inesperadas à vida real e a outras áreas do saber de forma muito original.

O objetivo é criar nos estudantes a motivação para o estudo da matemática, assim como contribuir para a sua cultura científica, em particular criar um imaginário do mundo, do método e da descoberta científica. Através de objetos diários - como uma bicicleta, um aquário, figuras geométricas ou uma simples folha de papel - o Professor Rogério Martins explicou aos alunos como o nosso dia-a-dia é feito de matemática. O projeto “Isto é Matemática” é um conceito de divulgação científica sobre matemática que tem como missão atrair o público para a esta temática. Este conceito abrange também a televisão, internet, literatura e espetáculos ao vivo.

Ainda com o objetivo de promover o sucesso educativo dos alunos nesta disciplina, foram adquiridas calculadoras e jogos diversos para o Agrupamento, de modo a estimular os alunos na sua aprendizagem diária. Estas iniciativas sobre a matemática, que se juntam a outras já realizadas, têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito do projeto "Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar", cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário