segunda-feira, 4 de abril de 2022

Proença-a-Nova | Futuras animadoras socioculturais realizam provas de aptidão profissional


As alunas Marisa Maurício, Filipa Cardoso e Catarina Alves, que frequentam o último ano do curso profissional de Animador Sociocultural do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, realizaram as suas provas de aptidão profissional no dia 26 de março com a dinamização de duas iniciativas: uma delas foi um sarau cultural no auditório municipal e a outra uma viagem pelos recantos e encantos de Montes da Senhora.

Com o objetivo de salientar as tradições, a cultura e a história da freguesia de Montes da Senhora, Catarina Alves preparou uma caminhada de cariz cultural por pontos de interesse onde decorrem diversas dinâmicas, nomeadamente por fontes e fornos comunitários. Os participantes tiveram a oportunidade de ajudar a cozer pão numa das vinhas da marca Monte Barbo e ficaram a conhecer o impacto deste projeto na freguesia. Falou-se ainda sobre azeite, doces e linho. Após o almoço, servido no Centro Social dos Montes da Senhora, com o apoio dos alunos do primeiro ano do Curso Profissional de Técnico de Restaurante Bar do Agrupamento, seguiu-se uma tertúlia que abordou os ilustres e as dinâmicas da freguesia.

Já no auditório municipal de Proença-a-Nova, as alunas Marisa Maurício e Filipa Cardoso promoveram o Sarau Cultural intitulado “O Ensino Profissional e a Animação Sociocultural” em que a música e a dança foram o mote para este espetáculo. A dança esteve entregue a três alunas do Curso Profissional de Animador Sociocultural: as anfitriãs Marisa e Filipa foram acompanhadas por Ana Sofia Carpinteiro. Na parte musical atuaram os músicos Pedro Bargão e Paulo Felício e a professor Olga Santos, seguindo-se dois alunos do Agrupamento: Justin Ortiz, que interpretou uma música do grupo Nirvana, e Ana Marques que trouxe ao palco o tema Desfado, de Ana Moura. Atuou ainda o Grupo de Cavaquinhos da freguesia de Estreito - Vilar Barroco, cabendo o encerramento ao músico Bruno Costa, elemento do grupo CORDIS, com a sua guitarra portuguesa.

“Um agradecimento especial a toda a equipa que ajudou a fazer acontecer o evento, desde a Câmara Municipal de Proença-a-Nova a todos os músicos presentes, assim como aos alunos do primeiro ano do Curso Profissional de Técnico de Restaurante Bar que não só organizaram o coffee break, como também estiveram na receção aos convidados”, refere o professor Jorge Santos, coordenador dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário