segunda-feira, 4 de abril de 2022

Liga MEO Surf - Vasco Ribeiro e Kika Veselko vencem o Allianz Figueira Pro

 


- Campeões em título foram os mais fortes na etapa inaugural;

- Kika começou a temporada como acabou a de 2021, a vencer;

- Vasco atingiu a 15.ª vitória em etapas da Liga MEO Surf;

- Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot foram os finalistas vencidos.
 
Fotos: Pódio, Vasco Ribeiro e Kika Veselko (Jorge Matreno/ANSurfistas) 
Quadro de resultados - Clique aqui 
Fotografias do dia 3 de competição (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas) - Clique aqui
Newsfeeds da etapa - Clique aqui
Figueira da Foz (03/04/2022) - Vasco Ribeiro e Kika Veselko conquistaram, este domingo, o Allianz Figueira Pro, a etapa inaugural da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf nacional. Os campeões nacionais em título começaram, assim, da melhor forma a defesa dos títulos, após uma longa jornada que terminou já sob o pôr-do-sol, num pico mais a sul na Praia do Cabedelo.

O dia final arrancou pelas 9 horas na Praia do Cabedelo, com a definição das fases man-on-man, após algumas horas de ondas que permitiram scores elevados e disputas com emoção à mistura. Nesta fase, Pedro Coelho e Vasco Ribeiro, ambos com 16,50 pontos, venceram os primeiros heats do dia e conseguiram destacar-se da concorrência. Já na prova feminina Carolina Mendes, Teresa Bonvalot, Mafalda Lopes e Kikas Veselko foram as surfistas que conseguiram garantir as quatro vagas nas meias-finais.

A ação continuou no Cabedelo com os quartos-de-final masculinos, onde Francisco Almeida começou por bater Pedro Coelho, enquanto no heat seguinte Vasco Ribeiro superou um duelo renhido com Guilherme Fonseca. Na outra metade do draw João Moreira bateu Arran Strong e garantiu pela primeira vez a presença nas meias-finais. No último heat da ronda Guilherme Ribeiro venceu Luís Perloiro.

As meias-finais femininas foram para a água de seguida e no primeiro heat Kika Veselko superou Carolina Mendes. De seguida, Teresa Bonvalot bateu Mafalda Lopes, encontrando-se, assim, a final. Depois disso, as condições já não permitiram que a ação avançasse mais e a prova entrou num período de pausa. Após várias chamadas a ação só retomou depois das 17 horas, com a logística a ser colocada num pico mais a sul da Praia do Cabedelo.

Foi nesse cenário que foram para a água as meias-finais masculinas. Apesar da boa réplica dada, Francisco Almeida acabou por perder frente a Vasco Ribeiro. Na outra meia-final, Guilherme Ribeiro foi mais forte que João Moreira, garantindo a segunda final da carreira, ele que já tinha começado o ano de 2021 com uma final, dessa vez na Ericeira.

A final feminina foi para a água já com o sol a começar a pôr-se, com uma batalha muito equilibrada entre Kika e Teresa. A campeã nacional tomou cedo a dianteira do heat e acabou por conseguir segurar o triunfo, com 13,60 pontos, contra 12,20 de Bonvalot. Kika Veselko começou o ano de 2022 como acabou o de 2021, a vencer, iniciando, assim, a da melhor forma a defesa do título nacional.

"Foi, sem dúvida, a melhor forma de começar o ano”, afirmou Kika Veselko após o triunfo. "O meu objetivo passa por revalidar o título. Foi a primeira vez que comecei o ano com a licra amarela e poder mantê-la é incrível. As condições na final estavam difíceis, mas era o que se podia ter, e estou super feliz pelo triunfo. O nível entre as surfistas está muito elevado e começar o ano com um triunfo é muito bom", vincou a jovem surfista, de apenas 18 anos.

Já na final masculina a experiência de Vasco Ribeiro acabou por fazer a diferença, com o campeão nacional a conseguir um triunfo sólido, com 13,85 pontos, contra 11,25 de Guilherme Ribeiro. Dessa forma, Vasco sai na liderança do ranking, mantendo a licra amarela Go Chill, tal como Kika Veselko. Além disso, Vasco Ribeiro repetiu o triunfo alcançado no ano passado na Figueira da Foz, somando ainda o 15.º triunfo em etapas da Liga MEO Surf - está a somente um do recorde que pertence a João Antunes.

"Estes campeonatos são os mais difíceis, mas também os que dão mais gosto vencer", atirou Vasco Ribeiro. "Foi um campeonato comprido, com muitas mudanças de praia e incerteza. Mas foi ótimo vencer, logo numa altura em que estou a voltar de lesão. Sinto-me bem, esta vitória foi um bom começo de temporada e agora tenho de continuar neste registo", frisou.

Resultados finais do Allianz Figueira Pro:
Final masculina: Vasco Ribeiro 13,85 x Guilherme Ribeiro 11,25
Final feminina: Kika Veselko 13,60 x Teresa Bonvalot 12,20
Go Chill Expression Session feminina: Yolanda Hopkins
Go Chill Expression Session masculina: Francisco Almeida
Joaquim Chaves Saúde Best Wave: Vasco Ribeiro, 9,25 pontos na ronda 2
Bom Petisco Girls Score: Yolanda Hopkins, 16,75 pontos na ronda 2
Figueira Best Surfer: Ivo Cação

A Liga MEO Surf volta à água ainda este mês, com Porto e Matosinhos a receberam a segunda etapa da temporada. O Joaquim Chaves Saúde Porto Pro disputa-se de 23 a 25 de Abril e Vasco Ribeiro e Kika Veselko mantêm-se de amarelo até lá. Além disso, também se colocam na frente da Allianz Triple Crown, troféu que venceram na temporada passada.

A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona Extra e Rip Curl, o parceiros de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Figueira da Foz, e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário