segunda-feira, 18 de abril de 2022

Ansião | Complexo monumental acolheu comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Ansião assinalou, no passado dia 16, no Complexo Monumental de Santiago da Guarda, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, habitualmente celebrado no dia 18 de abril, com visitas gratuitas ao monumento e com a realização da Oficina de Pintura Romana “Põe-te ao Fresco”.

Na continuidade da atividade “Em Santiago da Guarda, Sê Romano”, iniciada a 1 de outubro de 2021, por ocasião do Fórum Romano, esta formação, dinamizada pelos Professores Filomena Limão e Joaquim Caetano, visou mostrar e ensinar como pintar frescos murais com as técnicas utilizadas pelos Romanos.

Inicialmente prevista para um máximo de 10 formandos, a atividade realizou-se ao longo de todo o dia, entre as 10h30m e as 18h, com a presença de 16 pessoas, provenientes de vários pontos do país, ultrapassando todas as expetativas.

Também integradas na comemoração daquela data e pretendendo, simultaneamente, proporcionar, no período da Páscoa, momentos lúdicos, tanto à comunidade local como aos visitantes, foram promovidas, no mesmo complexo monumental, no período de 12 a 14 de abril, oficinas de Mosaico Romano.

Inicialmente prevista para utentes das instituições particulares de solidariedade social concelhias e crianças dos centros de atividades de tempos livres das diferentes freguesias, a atividade acabou por ser alargada aos turistas que se encontravam de visita à região.

O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da Santa Casa da Misericórdia de Alvorge marcou presença com 12 utentes e 3 monitoras; o ATL do Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda, com 9 crianças e 2 monitoras; e o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Figueiró dos Vinhos, com a turma do curso de Educação e Formação de Adultos de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, a decorrer no Centro de Negócios de Ansião. Diversas famílias de turistas nacionais aceitaram também o desafio, ultrapassando as expetativas desta atividade, que contou com um total de 59 participantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário