segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Conta suspensa? Instagram aconselha utilizadores a não carregarem no link

Rede social aconselha utilizadores a aguardarem até a empresa resolver os problemas e alerta para que não recorram à opção de discordar da suspensão.
Milhares de utilizadores do Instagram reportaram esta segunda-feira problemas com a rede social, nomeadamente em aceder à aplicação. Há também relatos de quem tenha perdido vários seguidores ou de quem tinha ficado com a conta suspensa sem motivo aparente. Apesar da empresa não se ter pronunciado sobre a origem destes problemas, o editor de Novas Tecnologias da SIC, Lourenço Medeiros, considera que pode tratar-se de um caso de phishing.
Phishing consiste em recolher dados confidenciais de pessoas através de fraudes e enganos. Mas como é que isto pode estar associado aos problemas verificados no Instagram?
Lourenço Medeiros explica que o Instagram, ao suspender uma conta, dá a oportunidade aos utilizadores de discordarem da decisão. Essa hiperligação, gerada ao carregar nessa opção, poderá comprometer os dados da pessoa que está a tentar aceder à conta.Assim sendo, o Instagram aconselha os utilizadores a aguardarem até a empresa resolver os problemas e alerta para que não recorram à opção de discordar da suspensão.
Se este caso de phishing se confirmar, na ótica de Lourenço Medeiros "seria gravíssimo".

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário