segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Covilhã | RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COVILHÃ, CIDADE DO DESIGN


Semana Criativa da Covilhã alia criatividade e design em residências Artísticas
No âmbito da Creative Week - Semana Criativa, a acontecer na cidade da Covilhã entre os dias 8 e 14 de novembro de 2022, encontram-se a decorrer, entre outubro e novembro, duas residências artísticas com jovens da Escola Secundária Campos Melo e da CISMA - Associação Cultural, subordinadas ao tema “Râmolas de Sol: Do Debuxo ao Pixel” e com curadoria do designer Rúben Marques Pedro, Designer de Comunicação e Produto e Consultor de Design Sénior do Museu do Caramulo/ Caramulo Experience Center.

As duas residências Artísticas tiveram início do passado dia 24 de outubro na Covilhã, estendendo-se a 4 de novembro. Apesar de ocorrerem em simultâneo, acontecem em locais paralelos, com a mesma finalidade: apresentar uma proposta inovadora de Réplica de uma Râmola de Sol, a ser exposta na Praça do Município aquando da Semana Criativa. Posteriormente, serão colocadas em duas zonas distintas da cidade, para usufruto público.

Estes encontros têm decorrido nas instalações da Escola Secundária Campos Melo e na Galeria António Lopes. O tema das residências: “Râmolas de Sol: Do Debuxo ao Píxel”, é indissociável da essência e preponderância da Covilhã enquanto Cidade Fábrica e, como tal, apesar da “obra final” serem as Râmolas de Sol, existiu uma preocupação em conotar a luz (SOL), que a criatividade, o design e as artes trazem à existência humana e aos espaços públicos, tecendo fios entre o Debuxo e o Píxel.

As residências Artísticas, numa primeira fase, refletiram sobre os caminhos e oportunidades que o Design representa na contemporaneidade, em termos dos seus propósitos como disciplina e atividade, oferecendo um sem-número de possibilidades de inovação e conceção de produto aos mais diversos níveis. Numa segunda fase, mais prática, os workshops propuseram desafios criativos aos participantes, como foi o caso de “Do Debuxo ao Píxel” onde, através de métodos como a construção de maquetes e outras ferramentas, foi estabelecida uma ponte entre as técnicas tradicionais de Debuxo Têxtil e a Arte Digital.

Estas obras estarão, assim, visíveis ao público durante a semana Criativa, de 8 a 14 de novembro, na Praça do Município e, posteriormente, em duas zonas da cidade a definir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário