sexta-feira, 5 de maio de 2023

Na Biblioteca Municipal de Cantanhede. Exposição “Reinventar novas vidas” patente até 31 de maio

 
Está patente ao público na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 31 de maio, a mostra de artesanato “Reinventar novas vidas”.

Na exposição estão patentes 74 trabalhos artísticos da autoria do artista Paulo Gouveia, elaborados com recurso a materiais reciclados, designadamente de peças metálicas em final de vida.
Os objetos artesanais expostos remetem para domínios de fantasia bastante interessantes, em que o autor evidencia todo o seu talento, com natural destaque para a execução de réplicas de automóveis, comboios, motorizadas, barcos, imagens de guerreiros medievais, animais, figuras representativas de músicos, entre muitos outros trabalhos, demonstrando toda a extensão do seu universo criativo na abordagem de diversas temáticas.
Recorde-se que a exposição surge no âmbito do Dia Internacional da Reciclagem, que se assinala a 17 de maio e que foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com o objetivo de despertar na sociedade, a necessidade de se refletir sobre as questões ambientais e sobre o consumismo.

Sobre Paulo Gouveia
Paulo Gouveia nasceu em Lisboa, em 1967. Profissionalmente é técnico eletromecânico. Aos dezoito anos emigrou para a Venezuela, onde permaneceu vários anos, regressando a Portugal em 1999, fixando-se em Covões, Cantanhede.
Em 2015 experimentou o artesanato em metal, arte que o cativou e à qual se dedica até hoje. Nesta prática artesanal produziu centenas de peças variadas, usando como principal matéria o metal reciclado. Os seus trabalhos refletem temáticas diversas: representações de meios de transporte, terrestres, aquáticos e aéreos, figuras humanas representativas de elementos de bandas musicais, guerreiros medievais, animais e peças de decoração.
Paulo Gouveia cria os seus trabalhos a partir de peças de ferro que reutiliza de forma artística, recorrendo à soldadura por elétrodos. Este tipo de soldadura é um processo manual na qual uma fonte térmica desenvolve calor que provoca uma rápida fusão do material base e do elétrodo (material de adição). 
Pela reciclagem de objetos de metal, como porcas, parafusos, anilhas, roscas, entre muitos outros, em fim de vida, Paulo Gouveia utiliza-os para criar originais peças artísticas de artesanato e decoração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário