terça-feira, 10 de maio de 2016

Parlamento debate cinco projetos de resolução para melhorar vida dos cuidadores informais

Imagem:noticiaisaominuto
A Assembleia da República discute em plenário, na quinta-feira, cinco projetos de resolução, do CDS-PP, PCP, PS, PSD e BE, que propõem ao Governo medidas de apoio aos cuidadores informais e a criação do seu estatuto.

Entre as medidas propostas estão o horário de trabalho flexível, deduções fiscais em sede de IRS, apoio psicossocial e possibilidade de baixa médica prolongada para assistência a pessoa sinalizada pela rede de cuidados continuados integrados ou pela rede de cuidados paliativos.

O CDS-PP defende, no projeto, que as famílias e os cuidadores informais "carecem cada vez mais de apoios estruturados" que possam promover a manutenção dos doentes crónicos no domicílio e também o combate à exaustão familiar.

Os cuidadores constituem "verdadeiros parceiros dos serviços de saúde", prestando "uma fatia de cuidados que pode ascender a 80% daquilo de que o doente carece", afirmam os deputados centristas, defendendo um "apoio mais estruturado" a estas pessoas, no hospital e na comunidade.

O PCP observa, por seu turno, que não existe, em Portugal, informação precisa sobre o número de cuidadores, nem estão definidos os apoios a ser disponibilizados, sendo por isso urgente medidas que criem condições para que possam desenvolver de "forma mais adequada e informada a prestação de cuidados".


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário