segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

360º - Vistos Gold: guia para não se perder no julgamento de um dos processos do ano; e a noite dos Grammy, de glória para Adele e um português

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... danos e ruturas na barragem de Oroville, no norte da California, levaram à evacuação de quase 200 mil pessoas. Nas imagens (via CNN) já é possível ver grandes fluxos de água sem controlo. A barragem, que é a maior dos EUA, fica a 250 km de S. Francisco e pode inundar várias cidades.

A noite foi de prémios para o cinema e para a música...


De volta à política nacional, nasceu uma nova (a milésima) polémica à volta da Caixa Geral de DepósitosMarques Mendes, no seu comentário dos domingos na SIC, acusou o Governo de manipular a data de publicação do diploma sobre a exceção dos gestores da Caixa apresentarem as declarações de rendimentos. Segundo Mendes, o que costuma demorar três/quatro dias, demorou um mês para apanhar os deputados de férias e... mais distraídos. 


Dois irmãos lusodescendentes foram detidos no distrito da Guarda por suspeitas de ligações ao Estado Islâmico. Segundo o JN, a Judiciária apreendeu-lhes armas e um exemplar do Corão. Mas descarta que estivessem a planear um atentado.




Outra informação relevante
Começa esta manhã o julgamento do caso Vistos Gold. 
O processo envolve o ex-ministro Miguel Macedo, altos funcionários do Estado, chineses e um angolano. O Luís Rosa escreveu este guia (absolutamente) completo para saber tudo o que está em causa. Veja ainda como se defende Miguel Macedo e quais os casos que o levaram à barra do tribunal. E também o que diz António Figueiredo, ex-líder do Instituto dos Registos e Notariado, e principal acusado.

No futebol, bom domingo para o Sporting, que deu a volta ao resultado em Moreira de Cónegos -- com a ajuda de um ex-moreirense, Podence -- e viu o Braga atrasar-se. Mas na frente da Liga nada de novo, já que Benfica e FC Porto também venceram os jogos do fim de semana. Quanto à semana, vai ficar marcada pelo regresso da Liga dos Campeões (os encarnados jogam amanhã com o Dortmund na Luz e os portistas vão a Itália para o primeiro jogo com a Juventus).
 
Na educação, o diretor do Departamento da Educação da OCDE, Andreas Schleicher, diz que é preciso reorganizar a aprendizagem com "ousadia". Schleicher elogia os progressos no ensino em Portugal, mas não tem dúvidas que muito ainda terá de mudar. Nomeadamente, a forma como se ensina.

Cineastas de todo o mundo escreveram ao Governo em defesa do cinema português. Numa carta aberta, atores, realizadores e técnicos dizem que é necessário um regime mais justo.

A Alemanha tem um novo Presidente. E é anti-Trump. Trata-se do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier, conhecido por ser crítico do presidente americano.

Em França, há um pequeno recuo de Marine Le Pen e aperta-se o cerco a François Fillon. A candidata da Frente Nacional admite que mesmo que ganhe as presidenciais em maio será difícil tirar a França do euro. Já quanto ao candidato da direita, há novas investigações ao caso em que terá pago por empregos fictícios à sua mulher e  filhos.

Já em Espanha, o Podemos uniu-se em torno de Pablo Iglesias. Depois das divisões e muitas polémicasIglesias derrotou o seu ex-talvez-futuro número dois, Íñigo Errejó, e continua à frente do partido de esquerda populista. No PP, Mariano Rajoy também foi reeleito, neste caso sem surpresa

Fica uma informação útil a acabar este bloco. O prazo para validar faturas no portal e-fatura termina esta quinta-feira, dia 15. Este guia ajuda-o a não perder nem um cêntimo a que tem direito.




A nossa opinião




Os nossos Especiais

Noventa anos depois do aparecimento da teoria do Big Bang, o João Francisco Gomes juntou o físico Carlos Fiolhais e o jesuíta Guy Consolmagno, diretor do Observatório do Vaticano, para falarem da ciência de Deus e da fé dos cientistas. Uma conversa do género "Um cientista e um padre entram num bar..."

Que histórias contam os filhos de oito figuras famosas do nazismo? O José Carlos Fernandes leu o livro de Tania Crasnianski, Os Filhos dos Nazis, e conta com alguns só se aperceberam das atrocidades ordenadas ou executadas pelos pais quando ouviram a dissecação detalhada e pública dos seus terríveis feitos nos julgamentos de Nuremberga.
Nota ainda para a pré-publicação do livro "Liberdade de Expressão: dez princípios para um mundo interligado", de Timothy Garton Ash. Trata-se de um ensaio sobre a necessidade de discurso livre num mundo globalizado e ligado pela internet do historiador e professor na Universidade de Oxford, especializado em Assuntos Europeus.



Notícias surpreendentes

E que tal deixar de trabalhar sentado e começar a fazê-lo de pé? Há quem o faça, por um motivo essencial, a saúde. A Sílvia Silva falou com especialistas e com quem o pratica. O melhor é ler. Na vertical, sff.

E se todos os enamorados que deixaram os seus cadeados na Ponte das Artes em Paris os recuperassem?Há um casal que o está a tentar. A Ana França falou com eles.

E pronto, já estamos no tema da semana, o Dia dos Namorados. A Ana Cristina Marques decidiu contar as histórias de amor por detrás de alguns grande vinhos. Para brindar com paixão.

Mas se está a pensar ir ao cinema, o Eurico de Barros não recomenda o segundo filme das 50 Sombras de Grey. Diz que dá mau nome ao erotismo.

Se é um apaixonado por fotografia, espreite as 24 melhores fotos tiradas por drones. Já se a sua loucura são viagens, recomendo-lhe que dê uma vista de olhos a esta fotogaleria: são dez locais do mundo que o homem ainda (quase) não explorou

Agora já tem toda a informação para começar bem a semana. Para se manter a par de toda a atualidade, já sabe: é só clicar em Observador


Boa segunda, feliz e produtiva
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário