sexta-feira, 12 de maio de 2017

EM ACTUALIZAÇÃO Ataque informático de larga escala afecta empresas em Portugal

Polícia Judiciária está a investigar ataque. Empresas espanholas e hospitais britânicos também foram afectados.

Reuters/Kacper Pempel

Empresas e outras instituições em vários países, incluindo em Portugal, estão a ser afectadas por ataques informáticos que levaram a que, em alguns casos, os computadores e outros dispositivos ficassem inoperacionais ou tivessem de ser desligados para evitar danos.

A Polícia Judiciária confirma a existência de “ataques informáticos em larga escala em várias empresas portuguesas, sobretudo em operadores de comunicação.” Como explica Carlos Cabreiro, director da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária (PJ) ao PÚBLICO, trata-se de “uma campanha de distribuição de ransomware que se caracteriza pela encriptação dos dados dos computadores com pedido de resgate para o seu desbloqueio”.

São “várias” as empresas atingidas, diz Carlos Cabreiro. “Não podemos dizer se são dezenas ou centenas, são essencialmente operadores de comunicação”. A PJ já está a investigar e a PT alertou os clientes para um vírus perigoso a circular na Internet, pedindo cuidado aos utilizadores

Os contornos dos ataques ainda não são claros. As primeiras notícias nas agências noticiosas internacionais deram conta de ataques à operadora de comunicações espanhola Telefónica. De acordo com o jornal El País, o software malicioso fez com que os ecrãs dos equipamentos ficasse azul, não sendo possível ao utilizador realizar qualquer tarefa.

Foi ainda noticiado que o mesmo vírus terá afectado equipamentos informáticos de empresas como a consultora KPMG, o banco BBVA, a Iberdrola e a Vodafone. Contudo, fonte da Vodafone afirmou ao El País que não detectou qualquer ataque nos seus servidores: “Analisámos todos os equipamentos, não tendo sido detectada nenhuma anomalia”. Como medida preventida, os trabalhadores receberam ordens para encerrarem todos os equipamentos.

As primeiras notícias indicavam também que o banco espanhol Santander teria sido alvo de ataques. Contudo, ao PÚBLICO, fonte da instituição disse não ter detectado qualquer intrusão nos sistemas do grupo, em Portugal ou em Espanha.

Em Inglaterra, vários hospitais foram atacados em simultâneo, levando a que doentes tivessem de ser encaminhados para outros serviços, relata o jornal The Guardian. O Serviço Nacional de Saúde britânico já disse estar a par do problema. Com Rosa Soares, Ana Dias Cordeiro e Renata Cunha

Fonte: Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário