quarta-feira, 15 de novembro de 2017

18 de Novembro - 10º aniversário do dia Europeu dos Antibióticos

A semana Mundial dos Antibióticos assinala-se de 13 a 19 de novembro, sendo que no dia 18 de Novembro se comemora o 10º aniversário do dia Europeu dos Antibióticos.

O aumento da resistência aos antimicrobianos (RAM) deve-se a vários fatores, entre os quais a utilização excessiva e inadequada de antibióticos nos seres humanos, o uso veterinário excessivo na produção animal e a falta de condições de higiene em contextos de prestação de cuidados de saúde ou na cadeia alimentar.

A falta de conhecimento continua a ser um fator fundamental: 57 % dos europeus não sabem que os antibióticos são ineficazes contra os vírus, 44 % não sabem que são ineficazes contra as constipações e a gripe (Fonte: Eurobarómetro, junho de 2016).

Para alertar para a temática a comissão europeia produziu um vídeo que  pretende sensibilizar o público para um conhecimento informado sobre a RAM e dar a conhecer o Plano de Ação para Combater a Resistência aos Antimicrobianos.

O GCL PPCIRA recomenda o visionamento do Vídeo que pode ser visto em  http://ec.europa.eu/avservices/video/player.cfm?ref=I139884&sitelang=en&videolang=PT

ULSNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário