quarta-feira, 15 de novembro de 2017

360º - Golpe de Estado no Zimbabué contra Mugabe, o mais antigo ditador no poder; que monumentos é que afinal podem ser alugados e quanto custam

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... no Zimbabué, o exército anunciou a detenção do ditador Robert Mugabe, naquilo a que chama "uma transição de poder sem sangue". O golpe de estado contra o mais antigo ditador no poder começou durante a noite em Harare, onde foram ouvidas explosões, vistos tanques nas ruas e os militares tomaram conta da televisão pública. Mas ainda se desconhecem pormenores. Vamos acompanhar todos os desenvolvimentos ao longo do dia.

Por cá, não houve acordo durante a madrugada, os professores estão em greve e os sindicatos esperam o maior protesto da década em frente ao Parlamento. 
Mário Nogueira diz que "a greve de hoje vai ser determinante", mas António Costa só promete que o "cronómetro" vai voltar a contar a partir de agora. A verdade, como antecipa a Marlene Carriço, é que o Orçamento da Educação para 2018 vai ser mesmo mais magro e dificilmente contemplará os mais de cem milhões que são precisos para dar aos professores os 9 anos e quatro meses de progressões que pedem (o governo já admite dar sete)

Orçamento que será discutido hoje com a equipa da Educação e sem a presença do ministroTiago Brandão Rodrigues teve um síndrome vestibular agudo e foi internado por tempo indeterminado. A doença que atirou o ministro para o hospital provoca vertigens e desequilíbrios.

As eleições para a liderança do PSD são em janeiro, mas só 12,5% dos militantes tem as quotas em dia. O que significa que se as eleições fossem hoje, o novo líder seria escolhido por menos de 28 mil sociais-democratas. As contas estão no JN.

O SEF acusa o Governo de anunciar uma medida "inovadora" que afinal "já tem mais de uma década"Está em causa o controlo de estrangeiros no novo porto de cruzeiros de Lisboa. A denúncia foi feita ao DN.
 
A seleção empatou a um golo com os EUA no particular de solidariedade para com as vítimas dos incêndiosFernando Santos aproveitou para estrear vários jogadores a pensar no Mundial da Rússia e as suas dúvidas parecem circular já apenas à volta de duas posições. Quanto ao jogo, como diz o Bruno Roseiro na crónica, o importante mesmo foi ver o rodapé da TV a crescer.

A última vaga europeia para o Mundial foi preenchida pela Dinamarca, que goleou a Irlanda


 
Outra informação importante 
Para festas de anos, jantares de Natal ou Reveillon, afinal que monumentos se podem alugar além do Panteão e quanto é que isso custa? O Tiago Palma andou a estudar a tabela de ofertas de cada um dos museus e monumentos da Direção Geral do Património e encontrou de tudo: preços para festas infantis, para alugar os pinhais dos museus e muita, muita oferta para jantares e cocktails. Mas também algumas proibições.

Uma das interdições é a utilização dos espaços para eventos políticos. Poderá ter sido esse o motivo que levou a Direção do Património a recusar ceder o Museu Nacional Soares dos Reis para Rui Moreira apresentar um livro. Poderá, porque o presidente da Câmara do Porto nunca recebeu resposta. Por isso acusa a DGPC de censura e admite avançar para os tribunais.

E depois do Panteãogate vêm aí mesmo alterações à regulamentação do anterior GovernoMas apenas haverá restrições no uso do Panteão e de outros monumentos que "honrem a memória da nação" e não a proibição total do aluguer de património, como pedia a esquerda.

Se o Governo não faz a vontade à esquerda sobre o aluguer de monumentos, cede ao Presidente nas indemnizações às vítimas dos incêndiosVai dar dinheiro também aos feridos graves dos fogos, como pediu Marcelo.

Mas isso não trava as exigências presidenciais. Marcelo começou o dia de ontem a dizer que "é preciso crescer um bocadinho mais", reagindo aos números do INE que mostraram a economia portuguesa a desacelerar. Para depois lembrar que é preciso apurar responsabilidades sobre o surto de legionela, mas também sobre... Tancos (o Presidente vai hoje a Santa Margarida e parece ser o único que ainda não esqueceu o caso).

Precisamente sobre a legionela, hoje deverá ser conhecida parte do relatório sobre o surto no hospital S. Francisco Xavier. O ministro diz que se está mais perto de conhecer a "falha técnica" que deu origem à doença que já infectou 51 pessoas. Segundo a SIC, a empresa que faz a manutenção das torres de refrigeração vai assumir a responsabilidade. Mas há partes do relatório que seguem para o Ministério Público e ficarão em segredo de justiça.

Tem 2.617 euros na conta? Então está entre os mais ricos do mundo. Esta é a forma mais crua de mostrar o fosso mundial entre os que mais têm e os que menos têm: bastam 50.076 euros para se estar entre os 10% mais afortunados do planeta.  Outra notícia surpreendente: há tantos ricos em Portugal como na Arábia Saudita.

Nos EUA, continuam os tiroteios. Ontem cinco pessoas morreram na sequência de vários tiroteios em sete locais diferentes na Califórnia, um deles numa escola primária.

De França vêm notícias do único terrorista dos atentados de Paris que sobreviveuSalah Abdeslam vive isolado, em depressão, sem falar com ninguém e obcecado com limpar tudo o que está à sua volta. Estará paranóico.

E de Estrasburgo surge mais uma polémica do eurodeputado polaco Anusz Korwin-MikkeAgora diz que a culpa da falta de bebés é das mulheres trabalharem fora de casa

Os nossos especiais

No dia em que o Orçamento da Educação se discute na Comissão Parlamentar e os professores estão em greve e em protesto, Alexandre Homem Cristo analisou o que mudou com a geringonça nas verbas para o setor. E concluiu que a influência de PCP e BE é mais reduzida do que se pensa. Mas, que se houver descongelamento das carreiras, tudo muda.

A nossa opinião

  • Maria João Avillez escreve sobre as últimas polémicas do Governo: “A culpa é do governo anterior” dizia o maestro Costa, fidelíssimo ao seu tique número 1 de obsessivamente derramar culpas inventadas sobre a governação a quem ele roubou a governação".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre o jantar no Panteão, a comida nas cantinas das escolas e as refeições nas prisões: "Com valores destes é materialmente impossível garantir uma boa refeição às crianças que nas escolas públicas. Com comida desta a presença de uma lagarta até aumenta o valor nutricional do almoço".
  • Maria João Marques escreve sobre o racismo atual: "O racismo e as suas consequências são demasiado graves, e mais grave será se as próprias minorias defenderem a segregação social e cultural: os do outro lado esfregarão as mãos de contentamento".
Notícias surpreendentes
E o que há a dizer depois de uma semana e três dias a experimentar o novo iPhone X? O Manuel Pestana Machado descobriu que este é mesmo o telemóvel mais bonito de sempre, mas não é o melhor. Ora leia o que ele achou cativante e... irritante.

Lembra-se de Jelena Dokic, a tenista que em 99, com apenas 16 anos, cilindrou Martina Hingis em Wimbledon e chegou depois a nº4 do Mundo? Tantos anos depois, a australiana que nasceu na Jugoslávia revela numa biografia a sua adolescência sombria, com 13 anos de abusos do pai, veterano de guerra na Croácia.  


Nuno Mendes, o célebre cozinheiro português que trabalha em Londres, acaba de editar o livro de receitas "Lisboeta". Ao Diogo Lopes ele garante que os estrangeiros já veem Portugal de outra forma


E para a despedida de hoje fique com as fotos que tornaram um taxista famoso em Nova IorqueTirou-as todas dentro do carro.

Seja de táxi ou de qualquer outro transporte, espero que tenha chegado bem ao trabalho, já com toda a síntese da informação matinal. Para o resto da informação do dia, hoje marcado pela greve e protesto dos professores e pelo que se passa no Zimbabuwe, é só passar pelo Observador

Uma quarta-feira feliz e produtiva
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário