sexta-feira, 20 de abril de 2018

CANTANHEDE: Em curso a Campanha de Prevenção dos Maus Tratos na Infância…

“A melhor forma de tratar o problema é impedir que aconteça”
Construção de um laço humano no âmbito da Campanha Laço Azul
Abril é o mês designado internacionalmente para a Prevenção dos Maus Tratos na Infância, pelo que a CPCJ de Cantanhede se associa uma vez mais a esta campanha, com várias acções, e este ano com mais uma iniciativa, a do Laço Azul.
Esta acção pretende sensibilizar a comunidade para a importância do seu papel na prevenção da violência e dos maus tratos nas crianças e jovens. Tem também como objectivo despertar e sensibilizar a comunidade para a defesa das crianças e jovens contra os maus tratos e alertar para o dever que todos têm em denunciar as situações.
 “Esta iniciativa, constituiu mais uma boa oportunidade para pensar, informar e dar visibilidade a um tema que importa a todos nós - Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens em Risco - e ao futuro melhor que queremos construir” – sublinhou o Presidente da CPCJ de Cantanhede, Pedro Cardoso na mensagem aos pais e instituições.
Acrescentou: “A prevenção de qualquer forma de violência exercida sobre as crianças e jovens diz respeito a todos nós. E por isso, a CPCJ de Cantanhede, enquanto representação da comunidade que cuida das suas crianças, continua a manter na sua agenda a aposta na prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos. Porque é em conjunto, por todos nós, que pode começar a dar-se a volta a este problema, tornando o esforço cada vez mais transversal e eficaz na sociedade.”
Os maus-tratos têm que acabar!
A CPCJ de Cantanhede na sua modalidade alargada, na liderança deste processo, consciente da importância de promover actuações coordenadas entre as diversas entidades com responsabilidade de intervenção neste domínio, do trabalho em rede, da aposta fundamental na prevenção, pretende promover cada vez mais uma actuação global e integrada das entidades com competência em matéria de infância e juventude. Por isso, volta a chamar a atenção de todos os parceiros e sensibilizar a comunidade em geral, para esta situação inaceitável da violência e dos maus tratos.
É preciso toda a comunidade para proteger uma criança.
A CPCJ de Cantanhede, através das várias acções tenta colocar um olhar crítico e reflexivo  sobre os maus-tratos nas crianças e jovens e as suas causas eventuais e reais, bem como reflectir sobre procedimentos de protecção face à identificação de situações de maus-tratos nas crianças e jovens.
Em Portugal, a acção no domínio dos maus tratos a crianças e jovens enquadra-se num contexto de responsabilidades partilhadas, estando atribuída legitimidade a entidades competentes (Saúde, Educação, Autarquias, Segurança Social, Entidades Policiais, IPSS, entre outros) em matéria de infância e juventude, para intervirem na promoção dos direitos e na proteção dos menores, em geral, e nos que se encontrem em risco ou perigo.
“Ninguém pode ficar indiferente a este drama!
A protecção e a promoção dos direitos das crianças é uma responsabilidade de todos e um propósito de toda a sociedade. O empenhamento na defesa dos direitos das crianças e na luta para que cada criança encontre a sua família, encontre “um colo” onde possa crescer com afecto e confiança, não é apenas missão das CPCJ´s, ainda que sejam uma emanação da comunidade e por isso representam a comunidade que cuida das suas crianças, mas uma responsabilidade de todos” – refere o Presidente da CPCJ noutra comunicação.
Hoje, dia 19 de Abril, de forma simbólica, a CPCJ de Cantanhede, o Município de Cantanhede, quer através do executivo, contando com a presença da sra Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Dra Helena Teodósio, quer de funcionários que se associaram a esta iniciativa, alunos da Escola Cantanhede Sul do 1.º CEB assim como professores e pessoal auxiliar, meia centena de representantes de instituições da Rede Social (IPSS´s, GNR, Bombeiros, Sáude, Segurança Social, Núcleo de Atendimento à Violência Doméstica, Junta de Freguesia, …) e pessoas da comunidade, num ambiente festivo, realizaram a primeira atividade, um laço gigante humano, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, no âmbito da Campanha Laço Azul, repetindo o acto de Bonnie W. Finney que em 1989 nos EUA atou à antena do seu carro uma fita azul, a mesma cor das nódoas negras que marcavam os corpos dos seus netos, divulgando a sua história trágica como vítimas de maus-tratos. Para despertar consciências e para fazer com que as pessoas se questionem «porquê a fita azul?». Com esta iniciativa pretende-se desafiar todos, instituições e a comunidade, para se empenharem neste movimento de luta para a protecção das crianças contra os maus-tratos. Seguiu-se uma largada de Pombos da responsabilidade da Sociedade Columbófila Cantanhedense, ao som da música que animava a formação do laço humano.

Também a Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Dra Helena Teodósio, referiu “a importância deste tipo de acções de sensibilização e o simbolismo da presença do Município que traduz o envolvimento e comprometimento na promoção e garantia dos Direitos das Crianças e Jovens”.
O Presidente da CPCJ de Cantanhede, Pedro Cardoso, concluiu noutra comunicação: “Pretende-se com esta Campanha de Prevenção dos Maus Tratos um maior envolvimento das entidades públicas e privadas do concelho, na garantia dos Direitos das Crianças e Jovens, assim como, potenciar a efectiva protecção das crianças e jovens, baseada numa visão comum do sistema de promoção e protecção, tendo por base uma perspectiva sistémica, colaborativa e de solidariedade social.
Estamos todos empenhados na diminuição da prevalência dos maus tratos assim como qualquer forma de violência, através da promoção de uma cultura de responsabilidade social partilhada. Daí que seja fundamental sensibilizar a comunidade para a importância do seu papel na prevenção”.
Estão ainda previstas várias acções até ao final do mês: Teatro debate em várias escolas, acções de formação e de sensibilização para públicos diferentes, divulgação do calendário “Um miminho para cada dia”, divulgação de mensagens e cartazes de sensibilização.
CPCJ de Cantanhede
Pedro Cardoso
(Presidente da CPCJ de Cantanhede)


Nenhum comentário:

Postar um comentário