sexta-feira, 20 de abril de 2018

PCP avança com projeto de lei para revogação imediata da “lei dos despejos”

Resultado de imagem para PCP avança com projeto de lei para revogação imediata da “lei dos despejos”
"Liberalização dos valores de rendas conduziu-os a valores incomportáveis para milhares de famílias", condena a deputada Paula Santos.
O PCP anunciou esta sexta-feira a entrega de um projeto de lei na Assembleia da República para a revogação do Novo Regime de Arrendamento Urbano, introduzido durante o Governo PSD/CDS-PP em 2012, para parar a "lei dos despejos".
"O grupo parlamentar do PCP agendou para o próximo dia 4 de maio um projeto de lei que propõe a revogação da lei do arrendamento urbano. Consideramos que o que é urgente, neste momento, é travar os despejos, impedir que as famílias possam perder a habitação onde sempre residiram, impedir o encerramento de micro e pequenas e médias empresas e de muitas coletividades", afirmou a deputada comunista Paula Santos.
A parlamentar do PCP classificou as alterações à legislação efetuadas por sociais-democratas e democratas-cristãos, permitindo a atualização das rendas, como "a lei dos despejos, da então ministra Assunção Cristas [presidente do CDS-PP]" e frisou a sua "consequência: o despejo sumário de famílias" e "um aumento brutal dos valores das rendas".
"O PCP sempre se opôs a esta lei imposta por PSD/CDS. A liberalização dos valores de rendas conduziu-os a valores incomportáveis para milhares de famílias em muitas zonas do país, em particular nas cidades. Uma lei desequilibrada, que desprotege os direitos de inquilinos e moradores e coloca em causa e precariza o direito à habitação", disse.
Paula Santos citou como exemplo o caso de uma família a viver num apartamento em Lisboa de 48 metros quadrados e que viu o seu senhorio exigir um aumento de 450 euros para 850 euros mensais.
O PCP, a fim de poder receber mais exemplos específicos, criou um endereço de correio eletrónico especial (travarosdespejos@pcp.parlamento.pt) e vai realizar uma campanha nacional pelo direito à habitação com cartazes na rua e sessões de esclarecimento, além de uma audição pública sobre o assunto no parlamento em 27 de abril.
A coordenadora do BE anunciou na quinta-feira propostas de alteração legislativa "para terminar com a loucura dos despejos da lei de Assunção Cristas", prevendo encerrar o balcão de arrendamento, garantir estabilidade dos contratos e controlar os preços.
O PS apresentou também o seu projeto para uma Lei de Bases da Habitação, coordenado pela deputada Helena Roseta, mostrando abertura para que haja contributos de outros partidos e do Governo e outras entidades para melhorar o documento.
A deputada comunista Paula Santos remeteu um posicionamento dos comunistas sobre ambas as iniciativas para quando fossem formalmente apresentadas na Assembleia da República.
Entre as medidas defendidas pelos socialistas está a possível requisição de imóveis que se encontrem devolutos por parte dos municípios, com o objetivo de os colocar no mercado de arrendamento e assim promover esta modalidade, e a promoção do arrendamento acessível, além de apoios a agregados familiares com carências económicas.

Fonte/Foto: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário