sexta-feira, 20 de abril de 2018

Festival Nacional de Robótica


Torres Vedras vai acolher entre os dias 25 e 29 de abril o Festival Nacional de Robótica.

De referir que este evento, que terá lugar no Parque Regional de Exposições, é da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Robótica, sendo organizado pelo Agrupamento de Escolas de São Gonçalo e pela Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria, o Ministério da Educação e a Associação Nacional de Professores de Informática.

Este evento reúne alunos provenientes de todo o país para participar em competições de robótica e para demonstrar os seus trabalhos. As competições robóticas destinam-se a promover o espírito inovador e empreendedor nas crianças e jovens através de métodos ativos de ensino, assim como a aquisição de competências transversais, divulgando também aquela área junto do publico em geral.

No Festival Nacional de Robótica efetua-se o apuramento das equipas portuguesas para o Robocup, competição de robótica de âmbito mundial, que reúne as melhores equipas de cada país, e na qual Portugal conta já com um historial de bons resultados.

Este evento possui dois tipos de competição: Júnior e Sénior.

A competição Júnior é composta por quatro modalidades: Busca e Salvamento Júnior, Futebol Robótico Júnior, Onstage e Freebots Junior. Já a competição Sénior é composta por oito modalidades: Futebol Robótico Médio (MSL - Middle Size League), Simulação 2D, Simulação 3D, Simulação de Resgate, Liga de Plataformas Padrão, Condução Autónoma, Robot@Factory e Freebots.

O Festival Nacional de Robótica inclui um Encontro Científico - 18th IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions (ICARSC 2018) -, onde é dada a oportunidade aos investigadores nacionais e estrangeiros, na área da Robótica, de apresentar os seus mais recentes resultados de investigação.

Estará presente neste evento o Probótica - Iniciativa Programação e Robótica no Ensino Básico - Ações de formação de curta duração, com a finalidade de apoiar e acompanhar os docentes envolvidos na implementação da iniciativa e dar continuidade às experiências de formação já promovidas pela Direção-Geral da Educação (DGE) no respetivo âmbito. Essas atividades contam com o apoio de parceiros como a ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática), Centro de Competências de Tecnologias da Informática e Comunicação da Universidade de Évora, Centro de Competências de Tecnologias da Informática e Comunicação da Escola Superior de Educação de Setúbal, Centro de Competências em Tecnologias e Inovação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Microsoft.

O Festival Nacional de Robótica terá também um conjunto de workshops na área da programação e robótica e espaços makers com demonstrações e partilha de projetos. 

Organizado pelo Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo, em parceria com a DGE, serão dados a conhecer os vários clubes de robótica das escolas portuguesas, básicas, secundárias e profissionais, que partilharão com o público, de forma interativa, os projetos que têm vindo a desenvolver.

A entrada neste evento é gratuita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário