quarta-feira, 4 de maio de 2016

360º - Trump: o Partido Republicano agora é dele

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia"O Partido Republicano agora é dele". O título que o New York Times colocou esta manhã no seu site é definitivo. O milionário venceu esta madrugada as primárias no Indiana e Ted Cruz, o seu adversário mais direto, suspendeu a candidatura. Sem ninguém à sua frente, será só uma questão de tempo até Trump conseguir o número de delegados suficiente para se tornar o candidato oficial. Num editorial, o New York Times transpira depressão e escreve: "O Partido Republicano deu mais um passo em direção à escuridão"
Nos democratas, Bernie Sanders conseguiu mais uma vitória sobre Hillary Clinton. Também no Indiana, teve 52,5% dos votos, contra 47,5% da ex-secretária de Estado de Obama. Mas tudo indica que, apesar da derrota, Hillary consiga a nomeação.

O presidente da SAD do União de Leiria, Alexander Tolstikov, foi detido na noite de ontem por suspeitas de fraude fiscal, branqueamento de capitais e associação criminosa. Também foram detidos mais dois arguidos. Estão em investigação negócios com a compra de jogadores de futebol. A operação, criativamente chamada "Matrioskas" (estão em causa russos, se é que é preciso explicar a graça), fez mais arguidos e levou a investigação a realizar buscas no Benfica, no Sporting e no Braga, clubes que não estão envolvidos em suspeitas.

O Bayern Munique venceu o Atlético de Madrid por 2-1, mas perdeu a eliminatória. Como escreve o Tiago Palma na crónica do jogo ("Não foi desta, Pep. Será que é desta, Cholo?") não será este ano que Guardiola consegue ganhar uma Liga dos Campeões fora do Barcelona. Para o ano há mais, no Manchester City.

Informação relevanteA Comissão Europeia não acredita nas contas do Governo. Segundo as suas previsões, o défice orçamental vai aumentar mais do que António Costa e Mário Centeno previram, e a economia vai crescer menos. O comissário Pierre Moscovici pediu "um pouco de paciência" até se saber se haverá maisexigências de Bruxelas e o Governo anunciou que não pretende alterar nadaMarcelo Rebelo de Sousa, que como se sabe "irradia felicidade", acha tudo perfeito, tendo em conta que as previsões da Comissão para o défice, apesar de pessimistas, ficam abaixo dos 3%.

Em Moçambique, Marcelo Rebelo de Sousa parece preso a uma armadilha feita por si próprio: onde quer que vá, toda a gente pergunta ao Presidente se vai servir de mediador entre a Frelimo e a Renamo. Como escreve a Rita Tavares, que está a seguir a visita do Presidente, Marcelo volta "à velha fórmula". Assumir um papel de mediação é desejável? Não. Mas pode fazer-se? Sim.

Fernando Ulrich, que lidera o BPI, participou numa conferência organizada pelo PS e defendeu que a concentração na banca é inevitável e que a solução será tornar o sector mais parecido com o da energia: menos operadores e mais regulação. A notícia é do Negócios.

Vítor Constâncio escreveu ao Parlamento português a explicar porque é que não pretende vir prestar esclarecimentos à comissão de inquérito ao Banif. Segundo avança a TSF, o vice-governador do BCE entende que isso iria contra as regras da UE, uma vez que apenas responde perante o Parlamento Europeu. Além disso, acrescentou que não teria grandes novidades a dar sobre o tema, uma vez que não tinha responsabilidades na matéria.

O Governo não pretende rever o mapa das freguesiasaprovado pelo anterior Executivo. Mesmo alterações ligeiras, só depois das autárquicas, afirmou o ministro Eduardo Cabrita hoje ao Público.

A partir deste mês, todas as pessoas podem escolher em que hospital querem ser vistas por um médico. A Marlene Carriço explica em cinco perguntas (e respostas) como funcionaesta liberdade de escolha no Serviço Nacional de Saúde.

Depois de uma boa notícia na saúde, uma má: o Tribunal de Contas chumbou as contas da ADSE relativas a 2013. Em causa estão "erros e omissões materialmente relevantes".

Obras, obras e mais obras. E ainda mais obras. E mais obras ainda. Em Lisboa, é difícil sair à rua sem encontrar uma retroescavadora. Por isso, o João Pedro Pincha e o Milton Cappelletti prepararam os mapas que podem salvá-lo de perder horas no trânsito. Confira aqui.

O diretor de Educação do Comando da Instrução e Doutrina do Chefe do Estado-maior do Exército, major-general Fernando Joaquim Cóias Ferreira, foi ontem ao Parlamento prestar declarações sobre a polémica provocada pela reportagem do Observador onde se falava da discriminação de alunos homossexuais no Colégio Militar. E referiu que, afinal, os "afectos" que terão levado à "exclusão" de um desses alunos seriam na realidade assédio e coação sexual, algo que nunca tinha sido referido até agora e que levou a novas perguntas por parte da deputada do PS Isabel Moreira. Além disso, Cóias Ferreira referiu que todo o episódio se deveu a um "artifício jornalístico" por parte do Observador. Para que não restem dúvidas, o Observador fez ontem o que já tinha feito antes:divulgou o áudio da pergunta e da resposta em causa. É só ouvir.

O suspeito de ter disparado um tiro durante uma rixa violenta no Cais do Sodré entre um grupo de jovens e o dono turco de um restaurante entregou-se à polícia. Depois de ser ouvido por um juiz, ficou em liberdade, sujeito a termo de identidade e residência.

Não será uma grande novidade para qualquer pessoa que conheça um adolescente, mas, de qualquer forma, não há nada como um número para provar uma evidência: um estudo da Common Sense Media mostra que metade dos adolescentes sãoviciados em smartphones. Os pais não saem melhor desta sondagem: 56% usam o telemóvel enquanto conduzem.

Os nossos Especiais

Nos dias de hoje vivemos todos em piloto automático?Michael Puett diz que sim e convém ouvi-lo com atenção, tendo em conta que é o professor responsável pelo terceiro curso mais popular da Universidade de Harvard, sobre Filosofia Chinesa. Puett juntou-se à jornalista Christine Gross-Loh para escrever o livro O Caminho da Vida, que agora foi lançado em Portugal. Como explica a Ana Catarina Marques, que conversou com os dois, andamos demasiado focados em nós próprios e de olhos vendados para o mundo.

A mais longa guerra da História durou 355 anos - e não morreu ninguém. E no século XIX era tão habitual enterrar-se pessoas vivas que se criaram caixões com sinos, para que a vítima do engano o pudesse tocar ao acordar.  São 45 factos históricospouco conhecidos que pode descobrir num artigo da Marta Leite Ferreira.

Notícias surpreendentes

Primeiro, vieram os melhores (e os piores vestidos) da Met Gala. Depois (pouco depois), vieram os memes e as paródias. Fica a dúvida: Katie Holmes parecia mesmo saída de um filme de terror?

A Cinemateca de Lisboa está a passar uma retrospectiva integral da obra de Vincente Minnelli e o nosso crítico de cinema Eurico de Barros escolheu os 12 filmes do cineasta que não deve perder, de "Um Americano em Paris" (que passou ontem) a "Gigi".

Pronto, confirma-se: os Radiohead armaram-se outra vez em engraçadinhos. Desapareceram da Internet só para poderem voltar, com uma nova música que deverá ser o primeiro single de um novo álbum (a coisa parece confusa, eu sei). Esqueça o marketing e ouça o tema aqui.

Entre 6 e 8 de maio, vai haver muita cerveja no Lx Factory, em Lisboa. No Pátio da Cerveja poderá provar várias artesanais portuguesas e espanholas. Atenção, também há um lado pedagógico: workshops, palestras e provas comentadas. A entrada é gratuita, mas para beber precisa de comprar um copo que custa três euros.

Por falar em cerveja: já começa a haver caracóis. Por isso, invadidos por um forte sentido de serviço público, o Tiago Pais e a Sara Otto Coelho fizeram uma lista de 10 sítios em Lisboa e três no Porto onde os pode encontrar.

Aqui, no Observador, além de artigos sobre caracóis e cervejas também temos toda a atualidade. Vá passando por cá.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário