quarta-feira, 4 de maio de 2016

Município de Vagos participa no European Cycling Challange

O Município de Vagos vai participar na 5ª Edição do European Cycling Challange – ECC – no âmbito da candidatura da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro – CIRA.
Entre 1 e 31 de maio, mais de 39 cidades de 15 países europeus vão participar nesta iniciativa e concorrer para alcançarem o estatuto de cidade/região mais consciente ambientalmente.
Em Portugal as regiões/cidades participantes são a equipa da CIRA, a equipa da Área Metropolitana do Porto, a equipa da Câmara Municipal do Barreiro e a equipa da Comunidade Intermunicipal do Algarve.
A participação nesta competição pode ser feita através da equipa da CIRA ou em equipa própria a ser criada, sendo necessário enviar este pedido para o e-mailgeral@regiaodeaveiro.pt. A participação obriga ainda, ao cumprimento de alguns parâmetros que estão incluídos nas seguintes perguntas e respostas:
  1. O que é o ECC?
O European Cycling Challenge (competição europeia de ciclismo) é uma iniciativa promovida pela Agência de Mobilidade e Transporte Público de Bolonha e pela Área Metropolitana de Bolonha que, através de uma aplicação para smartphones baseado na recolha de dados GPS, regista e agrega todos os percursos que os cidadãos que vivem, trabalham, estudam ou se deslocam realizam durante o mês de maio.
No fim, estes dados serão utilizados para verificar qual a Cidade / Região participante que mais quilómetros pedalou em termos totais (km’s pedalados) e relativos (km’s pedalados por cada 1000 hab.)
A iniciativa visa promover e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte diário nas pequenas deslocações, galardoando e distinguindo a nível europeu as Cidades / Regiões “mais amigas da bicicleta”.
  1. Como participar?
A participação é gratuita,
Os interessados apenas têm que:
2.1. Aceder à plataforma em http://cyclinchallenge.eu/ e/ou descarregar a APP na Store (IOS, Android, Windows Phone);
2.2. Efetuar o registo;
2.3. Escolher a Equipa ? Região de Aveiro Só é possível escolher uma Equipa
2.4. Escolher a Subequipa do seu Concelho na categoria others / outros
É possível escolher uma subequipa por categoria (Escola || Empresa || Outros)
2.4.1. Se possuir um Smartphone:
2.4.1.1. Ao iniciar um percurso de bicicleta, ligar a aplicação (mesmo que não tenha dados móveis) e parar a mesma ao chegar ao destino
NOTA! para efeitos de concurso só serão considerados os percursos realizados a velocidades médias inferiores a 30 km/h, sem nunca ultrapassar os 45km/h e em extensões de percursos de até 35km);
Caso não tenha dados móveis, da próxima vez que se ligar à internet, a aplicação atualizará os quilómetros percorridos aos dados na sua página pessoal, agregando-os ao somatório dos da “Região de Aveiro”;
2.4.2. Se não possuir um Smartphone, poderá:
2.4.2.1. Inserir na plataforma manualmente até 6 viagens por dia;
2.4.2.2. Fazer upload de até 6 GPX Files / dia (provenientes de outros programas de tracking);
  1. Até quando é possível participar?
A plataforma aceita registo de novos utilizadores/participantes para efeitos de concurso até ao dia 31 de maio (inclusive), sendo possível manualmente (ver ponto 2.4.2.1. e 2.4.2.2.) inserir viagens realizadas anteriormente à data do registo;
  1. Que tipo percursos são considerados para efeitos do ECC?
Todos os tipos de percursos são aceites, desde que a bicicleta sirva de meio de transporte na vertente não competitiva, ou seja: viagens entre o trabalho/escola, idas às compras, idas ao cinema, idas ao cinema, visita os amigos, passeios de fruição do território, …
  1. Que tipo de bicicletas são consideradas para efeitos do ECC?
Todos os tipos de bicicletas (tradicionais, elétricas, de transporte de mercadoria, …), quer sejam próprias, alugadas, provenientes de sistemas de bicicletas partilhadas, … são consideradas e permitidas.
  1. Gostaria de criar uma subequipa é possível?
Com exceção à categoria other / outros onde constam predefinidos os onze municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal de Aveiro (CIRA), é possível criar subequipas (de escolas ou empresas), para tal, dever-se-á enviar um email para geral@regiaodeaveiro.pt a solicitar a inscrição da subequipa, indicando a categoria e a denominação pretendida, preferencialmente antes do dia 1 de maio;
  1. Como funciona a APP ECC?
Através de coordenadas previamente remetidas pelos Sistemas de Informação Geográfica da CIRA – estando a APP em funcionamento - a plataforma consegue saber em tempo real, quando alguém está a pedalar em alguma das partes dos onze Municípios que compõem a “Região de Aveiro” tenha sido previamente selecionada (ver ponto 2.4.);
  1. Posso continuar a utilizar a APP depois de 31 de maio?
A aplicação funciona ininterruptamente, podendo ser utilizada gratuitamente para registo dos percursos realizados durante todo o ano, acontece que durante o mês de maio essa plataforma e esses dados individuais são agregados para efeitos de concurso às equipas das “Cidades / Regiões” (total absoluto de km’s percorridos e total relativo de km’s por cada 1000 hab.).
  1. Quais as Regiões / Cidades Portuguesas que participam no ECC?
Na edição de 2016 participarão 4 “Regiões / Cidades”, a saber:
9.1 CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro);
9.2. AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve);
9.3. Câmara Municipal do Barreiro
9.4. AMP (Área Metropolitana do Porto)
  1. Como posso encontrar mais informações ou esclarecer dúvidas?
Através do email: geral@regiaodeaveiro.pt
Página Web:

Nenhum comentário:

Postar um comentário