terça-feira, 5 de junho de 2018

360º- Resultados das provas de aferição mostram que os alunos não sabem raciocinar; a manif contra Bruno de Carvalho e o resto da crise do Sporting

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... os resultados das provas de aferição no ensino básico revelaram resultados preocupantes. O retrato dos alunos, até aos 14 anos mostra que têm dificuldade em interpretar textos, escrita cheia de erros ortográficos e gramaticais, incapacidade de resolver problemas com frações e grandes bloqueios no cálculo. A análise é da Ana Kotowicz.

Centenas de adeptos do Sporting exigiram ontem a demissão de Bruno de CarvalhoFoi a primeira grande manifestação de contestação ao presidente: as imagens são elucidativas. A tática para derrubar a direção passa agora por duas providências cautelares e um processo.
 
 
Pelo meio o Sporting abriu mais uma frente de batalha... agora com o Benfica. Avançou com uma acção contra o clube da Luz nos tribunais e na FIFA por "assédio ilegal a jogadores". Os encarnados responderam com uma queixa-crime e com a chegada de reforços

Quanto a Jorge Jesus, já terá viajado para a Arábia Sauditapara assinar pelo Al-Hilal, deixando os leões à procura de novo treinador, avança o Record.

 

 
Outra informação relevante 
Rui Rio apresentou a nova "política para a infância" do PSD. 10 mil euros por filho até aos 18 anos e creches gratuitas até aos seis anos são algumas das propostas. Mas só a última é contabilizada em custos para o Estado.
O Governo aprovou as alterações ao Código de Trabalho. Entre elas a penalização de empresas com mais contratos a prazo. E vai colocar a Inspecção do Trabalho a controlar os bancos de horas, adianta ainda o Negócios.


Os portugueses saem mais tarde da casa dos paisA culpa é dos baixos salários, segundo um estudo do ISCSP revelado pela TSF.
A controvérsia sobre o debate na Feira do Livro de Lisboa que teve de ser interrompido por comentários impróprios de uma voluntária levou a APEL a pedir desculpas e a lamentar a situação.

A cimeira EUA-Coreia do Norte já tem hora marcada: 9h00 da manhã de dia 12 em Singapura, 21h00 em Washinton, duas da manhã em Portugal. Mas há outros detalhes importantes do protocolo que estão por saber: quem se senta onde? Quem paga? O que se bebe no brinde?

Ainda nos EUA, o pasteleiro que recusou servir o bolo a um casal gay no Colorado foi apoiado pelo Supremo Tribunal. Os juízes consideraram que a condenação inicial da comissão governamental revelou "hostilidade à religião ou a pontos de vista religiosos".

E há mais notícias de Trump. O Procurador-Geral Robert Mueller acusa Paul Manafort, o antigo responsável pela campanha presidencial, de tentar influenciar testemunhos, escreve o Washington Post. E o vencedor da Super Bowl não será recebido na Casa Branca por causa dos protestos durante o hino, avança a CNN.


Na Guatemala, a erupção do vulcão de Fogo já fez mais de 60 mortos e mais de 40 feridos: a terra está coberta de cinza e há imagens impressionantes. No Hawai, pelo menos 117 casas foram destruídas pela lava.

O dia de ontem ficou marcado pela morte de Frank Carlucci, histórico embaixador dos EUA em Portugal. Marcelo recordou a “cumplicidade estratégica” com Soares do ex-vice-diretor da CIA e antigo conselheiro de segurança nacional dos EUA. O dia em que aterrou no Portugal pós-25 de Abril em tempos decisivos do Verão Quente e teve de lidar com o PCP e Otelo estão no capítulo que publicámos do livro “Carlucci vs. Kissinger — Os EUA e a Revolução Portuguesa”.
 


Os nossos Especiais 
O ano de 2017 foi bom para os PPR: metade da oferta rendeu mais de 2%. Depois da principal recomendação do ano passado, o Alves Ribeiro PPR, ter batido toda a concorrência, rentabilizando cinco vezes mais, o David Almas voltou a analisar os 104 produtos do mercado. E explica como multiplicar o retorno e estimular as poupanças de reforma.

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre "a União Europeia como jaula de anti-europeísmos": "Será indiferente termos um dia a Frente Nacional a governar em Paris ou a Alternativa para a Alemanha em Berlim, tal como agora parece não importar que a Liga e o 5 Estrelas governem em Roma?".
  • Laurinda Alves escreve sobre a educação dinamarquesa: "Reduzir as horas de trabalho não quer dizer trabalhar menos, mas trabalhar melhor, em menos horas. Queridos pais portugueses estamos a tempo de mudar e fazer como os queridos pais dinamarqueses!".
  • Paulo Sande escreve sobre fundos comunitários: "É paradoxal, verdadeira quadratura do círculo, que se reduza o orçamento europeu exigindo à União Europeia que continue a gastar o mesmo nas políticas tradicionais e invista ainda mais em novas áreas".
  • João Pires da Cruz escreve sobre protecção de dados: "Enquanto as empresas se viram forçadas a regressar ao mundo pré-internet na defesa do nome e da imagem, o Estado português optou por dar passos largos a caminho de uma Coreia do Norte".
 
Notícias surpreendentes 
A Apple apresentou ontem o seu novo sistema operativo, o iOS 12Videochamadas em grupo e mais realidade aumentada estão entre as principais 8 novidades

Pode não ter dado por isso, mas os dias na Terra estão mais longosA culpa é da Lua, que se afasta cada vez mais do nosso planeta.

Miguel Oliveira ganhou pela primeira vez um GP de Moto2. Mas quanto vale mesmo o nosso piloto-dentista? 

O Porto que se prepare, o chef José Avillez chegou para arrasarcomprou cinco restaurantes na cidade.


Observador teve em Maio o seu melhor mês de sempre, batendo todos os recordes. Foi também o mês do nosso 4º aniversário com mais uma revista e da estreia do programa de assinaturas, o Observador Premium. Obrigada
E uma boa terça-feira  
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário