terça-feira, 5 de junho de 2018

FIGUEIRA DA FOZ: Presidente da Câmara em visita oficial à comunidade figueirense em New Bedford e Fall River

O Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, e os presidentes das juntas de Freguesia de Buarcos e São Julião, José Esteves, e São Pedro, António Salgueiro, estão nos Estados Unidos da América, de 5 a 12 de junho, para um Encontro com a comunidade Figueirense de New Bedford e Fall River, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Já esta terça feira, dia 5, o programa da visita compreende, entre outros momentos, o encontro com o Presidente da Câmara de New Bedford, Mr. Jon F. Mitchell, e a cerimónia de Geminação com a presença dos representantes da Assembleia Municipal de New Bedford. A manhã termina com a visita ao Consulado de New Bedford com a presença da Cônsul, Mrs. Shelley Pires, e o almoço no Pasta House Fairhaven, propriedade de figueirenses. À tarde, na New Bedford Port Society - Seamens Bethel , acontece a Homenagem aos pescadores figueirenses e portugueses, que perderam a vida no mar, presidida pelo Reverendo Lima, com presença das famílias.
Nos dias seguintes, os autarcas figueirenses deslocam-se a escolas, universidades e instituições de cariz social, têm destaque em entrevistas nos órgãos de comunicação social locais, visitam diversas empresas de figueirenses ou com figueirenses em lugar de destaque e participam em convívios com a comunidade figueirense.
No domingo, 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o  Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, e os autarcas das duas freguesias figueirenses, integram a cerimónia Boston City Plaza, com presença do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, do Excelentíssimo Senhor Primeiro Ministro de Portugal, do Cônsul-geral de Portugal em Boston e do Embaixador de Portugal em Washington. Nesse mesmo dia, à noite, a comitiva figueirense estará no WaterFire Festival em Providence Rhode Island, num evento onde são esperados 30.000 portugueses.
Até ao final da estada nos E.U.A., destaque na agenda dos autarcas figueirenses para a visita ao NRP Sagres e a locais de relevo histórico no contexto da emigração portuguesa e figueirense, e ao jantar no Whaling Museum com a comunidade figueirense.
Foto: Figueira TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário