sexta-feira, 22 de junho de 2018

Anadia Capital do Espumante… A festa está de volta!

É já joje, dia 22 de junho, pelas 18h00, que tem início mais uma edição de “Anadia Capital do Espumante – Feira da Vinha e do Vinho 2018”, que vai decorrer até ao dia 1 de Julho, no Vale Santo, em Anadia.
 Nws 2018 157 0622 Tur FVV fotoMRolo
Como já havia sido anunciado, o palco “Anadia Capital do Espumante” vai contar com um cartaz de luxo e as honras de abertura estarão a cargo de Rui Veloso. Por este espaço vão ainda passar Calema, Tiago Bettencourt, Meninos da Sacri
stia & Rui Pregal da Cunha (vocalista dos Heróis do Mar), Virgul, Carminho, e Ritchie Campbell, cabendo o último concerto, na noite de 30 de junho, à artista brasileira Ana Carolina.
A edição 2018 do evento apresenta novidades, que passam pela reorganização dos espaços, nomeadamente da zona dos produtores, onde vai ser criada uma grande praça dedicada à enologia e gastronomia. A par dos habituais espaços dedicados aos produtores e às tasquinhas, no recinto estarão ainda uma centena de expositores representativos da economia local, restaurantes, e bares, para além dos stands das Juntas de Freguesia e dos equipamentos de diversão para os mais jovens.
Outra das novidades está relacionada com o “Palco Sentir Anadia”, já que cada uma das 10 freguesias ou uniões de freguesia do concelho será responsável por uma das noites do respetivo cartaz, tendo, assim, a oportunidade de dar a conhecer o que de melhor se faz na sua terra, em termos culturais. A primeira noite (22 de junho) será, então da responsabilidade da Freguesia de Vilarinho do Bairro, sucedendo-lhe a Freguesia da Moita (sábado, 23), a União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro (domingo, 24), a União das Freguesias de Arcos e Mogofores (segunda-feira, 25), a Freguesia de Avelãs de Cima (terça-feira, 26), a União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas (quarta-feira, 27), a Freguesia de São Lourenço do Bairro (quinta-feira, 28), a Freguesia de Vila Nova de Monsarros (sexta-feira, 29), a Freguesia de Avelãs de Caminho (sábado, 30). A última noite, no domingo, 1 de julho, será da responsabilidade da Freguesia de Sangalhos.
Um dos grandes momentos da Feira da Vinha e do Vinho será a atuação das marchas populares, evento que atrai sempre milhares de pessoas ao recinto. Este ano, está prevista a participação das marchas da Casa do Povo de Avelãs de Caminho, de Vilarinho do Bairro, de Samel, de Óis do Bairro, e de São Lourenço do Bairro. Como habitualmente, o desfile tem início ao cair da noite, junto ao Pavilhão Municipal de Anadia, percorrendo depois as principais artérias do centro da cidade até ao anfiteatro do Vale Santo, onde os marchantes se apresentarão.
Para proporcionar a todos a possibilidade de uma visita à feira, a Câmara Municipal de Anadia delineou um serviço de transporte gratuito em autocarro, com dois percursos. A nascente, o ponto de partida será o Largo da Igreja, em Aguim (19h30), passando depois por Grada, Vila Nova de Monsarros, Moita, Pereiro, Avelãs de Cima / S. Pedro, Avelãs de Caminho, e Sangalhos, com chegada à Praça do Município, em Anadia, cerca das 20h27. A poente, a partida será em Vilarinho do Bairro, na Casa do Povo (19h30), rumo a Amoreira da Gândara, Ancas, Paredes do Bairro, S. Lourenço do Bairro, Óis do Bairro, Curia, e Mogofores, estando a chegada a Anadia prevista para as 20h15. O horário de regresso é à 1h00, nos dias 22, 23, 29 e 30 de junho, e às 00h30, nos dias 27 e 28 de junho. Ainda em matéria de transportes, estão reservados quatro espaços de estacionamento para táxis, localizados junto à entrada principal da feira.
O certame assume este ano uma vertente mais ambiental, graças à a dinamização do projeto “EcoEvento”, promovido pelo Município de Anadia e pela ERSUC, nos termos de um protocolo de parceria recentemente celebrado entre as duas entidades. Durante os 10 dias da feira, estão previstas ações de sensibilização junto dos visitantes, alertando-os para a importância da adoção de boas práticas ambientais. Pelo recinto estarão espalhados diversos ecopontos, e o lixo aí depositado será recolhido e comprado pela ERSUC, revertendo a receita para os Bombeiros Voluntários de Anadia.
O preço dos ingressos é de dois euros, exceto no dia 30 de junho, em que será de três euros, e nos dias 24 de junho e 1 de julho em que a entrada será gratuita. O bilhete geral custa 14 euros. À semelhança do ano passado, os portadores dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior usufruem de um desconto de 50 por cento.

Cartaz de animação – Palco Anadia Capital do Espumante:
Dia 22: Rui Veloso / DJ Nuno Neves
Dia 23: Calema / Double Grooves
Dia 24: Marchas Populares / DJ M Louiz
Dia 25: Tiago Bettencourt / As Cariocas
Dia 26: Meninos da Sacristia convidam Rui Pregal da Cunha (vocalista dos Heróis do Mar) / DJ André Neto
Dia 27: Virgul / DJ Rafael Barandas
Dia 28: Carminho / DJ Tiede
Dia 29: Ritchie Campbell  / DJ Isabel Figueira e Kosmic
Dia 30: Ana Carolina / DJ Pedro Moniz e Figueirá Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário