O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) foi designado Ponto de Contacto Nacional (PCN) para o Programa “Europa para os Cidadãos”, em 2016. Enquanto PCN, o Centro tem como missão a ampla divulgação do programa, a nível nacional, tendo especial atenção às regiões mais periféricas, pretendendo suscitar o aparecimento de mais e melhores candidaturas a projetos financiados pelo programa, cuja comparticipação vai desde os 25.000 a 150.000 EUR por projeto.
O programa pretende contribuir para uma melhor compreensão da União Europeia, da sua história, diversidade e valores comuns e promover a cidadania europeia, melhorando as condições para a participação cívica e democrática. Os projetos podem dar lugar a um conjunto diversificado de ações: encontros e debates sobre questões de cidadania, eventos, conferências sobre os momentos decisivos da história europeia, workshops interativos, seminários, visitas, talk shows, eventos de rua, conferências de imprensa. Estas ações podem acontecer na arte, na cultura, na juventude, na cidadania, no desenvolvimento sustentável, nos serviços locais, no desenvolvimento económico e social, na inclusão social, na solidariedade, entre outros.
Tendo em vista a abertura da próxima fase de candidaturas de projetos, dedicada às medidas “geminação de cidades” e “redes de cidades” e que se estima que decorra de junho/julho próximo até 1 de Setembro, o CIEJD, o Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) realizam no dia 27 de junho, pelas 14H30, no auditório das instalações da CIM RC em Coimbra, uma sessão de informação sobre o Programa (características, estrutura e critérios de candidatura), sendo apresentados casos concretos da nossa Região (programa em anexo).
Os destinatários são Autarquias Locais, Comités de Geminação, Organizações não-governamentais, Museus, Bibliotecas, Associações Culturais, Educativas, de Juventude, de Voluntariado, entre outros.
Inscrições Gratuitas, até dia 26 de junho, emhttps://goo.gl/forms/IMWPM1qv3nLWiGOh2.