sexta-feira, 22 de junho de 2018

Quase 200 trabalhos no concurso de desenho infantil dos Bombeiros de Cantanhede

No total foram quase duas centenas as crianças que aceitaram o desafio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede (AHBVC) para participar no I Concurso de Desenho Infantil para ilustração dos ímanes magnéticos que a Associação vai apresentar no seu stand na Expofacic.
“A adesão ao concurso superou todas as expetativas”, afirma Adérito Machado, presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede. Ao quartel de Cantanhede chegaram um total de 186 desenhos elaborados por crianças entre os três e os 11 anos.
Para Adérito Machado, o envolvimento dos agrupamentos de escolas do concelho foi essencial para o sucesso do concurso.
“Houve um agrupamento de escolas que chegou mesmo a organizar visitas guiadas ao quartel, para que as crianças se pudessem inspirar”. O que resultou. Em vários desenhos a figura do bombeiro é claramente feminina (muitas das visitas foram guiadas por uma bombeira) e não são poucos os trabalhos que apresentam a mascote do quartel, o cão “Fire”.
Curiosa é igualmente a abordagem apresentada nos trabalhos. A maioria faz referência aos incêndios florestais, como seria de esperar, mas há outros que se inspiraram nos incêndios em edifícios, no resgate de gatos das árvores, no socorro em situações de emergência e no transporte de doentes não urgentes.
Os desenhos a concurso foram digitalizados, catalogados de acordo com a faixa etária dos seus autores e enviados para os cinco elementos do júri que têm agora a difícil tarefa de elegerem os vencedores que irão ilustrar os ímanes que a Associação vai ter à venda no seu stand na Expofacic.
Juan Daniel Domingues e Sofia Souto Moniz integram o júri do concurso
Dirigido a todas as crianças entre os quatro e os 11 anos, inclusive, a frequentar o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas de Cantanhede, o Concurso conta como elementos do júri o artista plástico Juan Daniel Domingues, a escritora e ilustradora de livros infantis Sofia de Souto Moniz e três elementos dos órgãos sociais da AHBVC – Maria de Fátima Negrão, pela Assembleia Geral, Carlos Martins Lopes, pelo Conselho Fiscal e Adérito Machado, pela Direção.
Os prémios aos vencedores serão entregues no decorrer das comemorações do 116.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, agendadas para 28 de outubro.
Explica Adérito Machado que não está colocada de parte a realização de uma exposição com todos os trabalhos presentes a concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário