segunda-feira, 11 de abril de 2022

Ansião | Autonomia Energética em debate


O auditório do Centro de Negócios de Ansião acolheu, na tarde do passado dia 8 de abril, uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema “Autonomia Energética – PRR e os apoios comunitários”.

A iniciativa, organizada conjuntamente pelo Município de Ansião, através do GADE - Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico, e pela AEDA - Associação Empresarial do Concelho de Ansião, tinha como objetivos era sensibilizar para a sustentabilidade ambiental através da produção, armazenamento e consumo de energias renováveis e valorizar o potencial da região, para que a curto prazo possa ser esta área um fator de desenvolvimento económico para o território.

No momento de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, começou por agradecer a disponibilidade dos oradores e a participação de quem acompanhou o evento presencialmente ou através da página de Facebook do município. Valorizou o facto de a iniciativa ter sido organizada de forma cooperativa, entre o GADE e a AEDA, colocando em prática um dos objetivos da autarquia, que é trabalhar estreitamente com os seus parceiros estratégicos. Destacou também a importância e a pertinência do tema face às alterações climáticas e à necessidade de acelerar a inversão desta tendência, pondo em prática os acordos mundiais existentes. Referiu ainda que este desafio da eficiência energética deve ser assumido pelos municípios, possibilitando solucionar problemas ambientais e criar novas oportunidades para o desenvolvimento dos seus territórios.

Miguel Leitão, consultor em eficiência energética e sustentabilidade ambiental, explicou o funcionamento e a função das CER – Comunidades de Energia Renovável, tendo alertado para o facto de as economias estarem ainda dependentes das energias fósseis, nomeadamente do petróleo e do gás, dando como exemplo a guerra atual na Ucrânia, que veio pôr a descoberto a necessidade de acelerar o desenvolvimento das energias alternativas. Fez ainda o enquadramento desta matéria no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, dando também a conhecer os apoios comunitários previstos, designadamente os avisos que estão em vigor para a eficiência energética: 02/C11-i01/2022 para a indústria e 01/C13-i03/2022 para edifícios de serviços.

Joaquim Costa, engenheiro na empresa RenergyBC, apresentou o projeto da Leca em Avelar, cuja implementação está a cargo da empresa que representa, tendo salientado os benefícios da instalação de painéis fotovoltaicos para a produção de energia na Leca.

O encerramento da sessão coube a Hugo Bairrada, Presidente da AEDA, que, após agradecer a colaboração dos oradores e a disponibilidade de quem assistiu à sessão, reforçou a disponibilidade da associação para continuar a colaborar com o Município de Ansião em iniciativas que contribuam para apoiar o tecido económico do concelho e da região.

Informações adicionais acerca desta sessão podem ser obtidas através do e-mail espaco.empresa@cm-ansiao.pt.


Nenhum comentário:

Postar um comentário