segunda-feira, 11 de abril de 2022

XX CONGRESSO DE MATERIAS REALIZA-SE NA MARINHA GRANDE ATÉ 13 DE ABRIL

A Marinha Grande recebe, de 11 a 13 de abril, no Teatro Stephens e no Edifício da Resinagem, o MATERIAIS 2022 - XX Congresso da Sociedade Portuguesa de Materiais, o XI Simpósio Internacional de Materiais e o II Encontro Ibérico de Ciência dos Materiais.

As iniciativas são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), pelo Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto do Politécnico de Leiria (CDRSP-IPLeiria) e pela Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro (SPCV), com o apoio do Município, nas quais participam cerca de 200 congressistas.
A abertura ocorreu no Teatro Stephens, na manhã de 11 de abril, tendo contado com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do presidente da SPCV, José Carlos Almeida; da vice-presidente do Politécnico de Leiria, Ana Sargento; e de representantes do Conselho Diretivo da SPM.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara referiu que o tema “Materiais: novas soluções para um futuro melhor”, “não podia estar mais adequado aos tempos que vivemos e é de extrema importância para o nosso território, alicerçado na escola que se dedica aos “Materiais avançados para Fabricação Aditiva”, tão relevante para a indústria de moldes. Como sabemos, a Marinha Grande é o 8º país do mundo produtor de moldes, e o 3ª a nível europeu”

Aurélio Ferreira recordou que, “das 6 empresas produtoras de garrafas de vidro em Portugal, 3 estão sedeadas na Marinha Grande, produzindo cerca de 65% das garrafas em Portugal”, para além do facto da ONU ter declarado este ano 2022, “como Ano Internacional do Vidro, que, se me permitem, também hoje e aqui na capital do vidro, estamos a comemorar”. Na Marinha Grande, “a indústria de plástico tem demonstrado um forte crescimento com a conceção e produção de artigos para exportação, sobretudo para a indústria automóvel”, acrescentou.

Este concelho “é uma ilha tecnológica e industrial em Portugal, constituída por empreendedores que associam a atividade económica à engenharia, a inovação, ao design, ao conhecimento, à produção de tecnologia de vanguarda, num cluster económico de elevado potencial”, salientou o presidente da Câmara.

Por fim, e porque Aurélio Ferreira esteve envolvido na organização do 1º Congresso de Materiais, lembrou que “provavelmente não saberão que a minha formação foi no Técnico, em Engenharia Metalúrgica e de Materiais. No terceiro ano do meu curso, tive a sorte de ser convidado pela Profª Maria Emilia Rosa, Prof Amaral Fortes, Profª Fernanda Margarido para participar na organização do I Congresso da SPM, realizado no LNEC em 1983. É extraordinário que, passados 39 anos, me venha a voltar a juntar a vós, agora na condição de Presidente da Camara da Marinha Grande, mas para ouvir a discussão sobre Materiais, tão querida na minha formação e durante a minha vida”.

MATERIAIS 2022 oferece um programa científico de alta qualidade, explorando os mais recentes desenvolvimentos científicos e técnicos em Ciência e Engenharia de Materiais e áreas afins, e unindo diferentes domínios do conhecimento sob o tema principal de novas soluções para Remodelar o Futuro. O MATERIAIS 2022 oferece o fórum ideal para investigadores, engenheiros e empresas compartilharem suas últimas descobertas, soluções de ponta e pontos de vista em Ciência e Engenharia de Materiais.

O Simpósio Internacional abrange todas as áreas de Materiais, desde Materiais Funcionais a Materiais Estruturais e Processamento de Materiais, Caracterização e Modelagem. Conta ainda com uma Escola dedicada à Caracterização Avançada de Materiais e, pela primeira vez, uma uma Sessão Especial sobre Polímeros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário