segunda-feira, 11 de abril de 2022

ESAC e UA promovem ações de proteção de espécies autóctones e de beneficiação do solo. 13 de abril | 09h00 | Área florestal de mortágua


Após a plantação de espécies autóctones (carvalho, sobreiro e medronheiro) levada a cabo na Área Florestal sob gestão da Câmara Municipal de Mortágua, no passado mês de janeiro, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) e a Universidade de Aveiro promovem, esta quarta-feira, dia 13 de abril, ações de proteção dessas mesmas plantas e de preparação e beneficiação do solo para as plantações a realizar no outono de 2022. Estas ações de implementação, a decorrer durante todo o dia, são promovidas no âmbito do projeto F4F - Forest For Future, liderado pelo SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta e contam com a parceria da Câmara Municipal de Mortágua e da ADICES – Associação de Desenvolvimento Local.

Em concreto, as ações consistirão na colocação de estilha junto das espécies autóctones micorrizadas já plantadas, de forma a haver uma redução da perda de água por evapotranspiração e da germinação de infestantes na caldeira da planta, bem como em novas linhas, com vista à preparação e beneficiação do solo para a plantação na campanha do outono deste ano.

Através da presença nestas ações, destinadas ao público em geral e a estudantes em particular, e da responsabilidade da professora da ESAC-IPC, Filomena Gomes, os participantes poderão ficar a conhecer alguns dos cuidados a observar após a plantação de espécies autóctones e assistir à demonstração de preparação do local para instalação das plantas micorrizadas.

Os interessados em colaborar nas ações devem fazer a sua inscrição em https://f4f.serq.pt, preferencialmente até amanhã. O ponto de encontro é no ECOCENTRO – Coordenadas: 40º24’11,37’’ N; 8º12’27,19’’W.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário