segunda-feira, 11 de abril de 2022

Salvador Sobral com novo disco no Ovar em Jazz


De 20 a 24 de abril, Ovar assume-se como palco nacional do Jazz. A edição 2022 do Ovar em Jazz promete cinco dias consecutivos e intensos marcados por nove concertos, oficinas de improvisação, conversas e partilha de momentos musicais com o público.

DUPLEX, de João Barradas e Ricardo Toscano, abre o Ovar em Jazz 2022, na quarta, dia 20 de abril, pelas 21h30, no Centro de Arte de Ovar. Barradas e Toscano são dois dos mais destacados nomes do presente no jazz português. O primeiro, acordeonista, tem desenvolvido uma abordagem própria a um instrumento pouco comum no jazz. O segundo, saxofonista alto, tem-se notabilizado à frente do seu quarteto, angariando efusivos elogios. Juntos prometem algo especial com um repertório de peças originais e alguns clássicos do género trabalhados para este concerto.

No dia seguinte, 21 de abril, quinta-feira, nada melhor do que terminar a tarde com uma jam session. Pelas 18h30, o Combo de Jazz Muda’Te, da Art’J Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra, faz a abertura desta sessão onde todos podem subir a palco e participar. O local escolhido é a Praça das Galinhas, ideal para um ambiente sonoro festivo, em café-concerto, com ótimo jazz e ótima música.

O Sexteto de Jazz de Lisboa (SJL) chega ao Centro de Arte de Ovar, também na quinta, dia 21, pelas 21h30. Formado em 1984, afirmou-se como um dos primeiros e mais notáveis grupos de jazz portugueses profissionais “a tempo inteiro”. Atualmente, apresentam Tomás Pimentel no trompete, Ricardo Toscano no saxofone alto, Edgar Caramelo no saxofone tenor, Mário Laginha ao piano, Francisco Brito no contrabaixo e Mário Barreiros na bateria.

De volta aos Combos de Jazz, no dia 22 de abril, sexta, o Ensemble de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra, regressa à Praça das Galinhas. Quebrando as barreiras da disciplina de combo, estes alunos “enfrentam" o grande público, oferecendo o que de melhor têm vindo a aprender.

À noite, no Centro de Arte de Ovar, o Quarteto do Rio e a Orquestra Filarmonia das Beiras estão novamente juntos, com arranjos inéditos, feitos por Neil Teixeira e Eloi Vicente especialmente para o evento, e sob a batuta do Maestro António Vassalo Lourenço. Um repertório especial para o Ovar em Jazz com destaque para obras que se tornaram clássicos ligados à Bossa Nova, como: Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), Samba de Verão (Marcos e Paulo Sérgio Valle), Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), Chovendo na Roseira (Tom Jobim), A Minha Namorada (Carlos Lyra e Vinícius de Moraes), Homenagem ao Malandro (Chico Buarque de Holanda), Corcovado (Tom Jobim), Vera Cruz (Milton Nascimento e Márcio Borges) ou Rosa Morena (Dorival Caymmi).

O sábado, 23 de abril, traz três momentos de Jazz a não perder. A Escola de Artes de Ofícios irá acolher, a partir das 10 horas, uma Oficina de Improvisação - JAZZ com Hugo Carvalhais, Liudas Mockunas e João Martins. O propósito da oficina passa por criar e vivenciar o jazz através da intuição e improvisação. Esta busca pela liberdade criativa tem a participação gratuita e as inscrições devem ser feitas através de caovar@cm-ovar.pt ou 256 509 180.

Ao final da tarde, pelas 18h30, a Praça das Galinhas recebe mais um Combo de Jazz, desta feita pelo grupo Ensemble Jazz ESMAE. Composto, maioritariamente, por alunos finalistas, interpreta temas originais dos membros do “ensemble” bem como arranjos originais de compositores do universo jazzístico.

À noite, 21h30, Salvador Sobral apresenta, no Centro de Arte de Ovar, o seu mais recente álbum de estúdio. Com lançamento mundial em maio de 2021, “bpm” assinala a primeira vez que Salvador Sobral se aventura na edição de um disco composto inteiramente por originais de sua autoria, em parceria com Leo Aldrey, que assina também a produção do disco. “sangue do meu sangue” foi o primeiro single extraído de um conjunto de 14 canções inéditas que já rodam nas rádios e nas plataformas digitais. O nome do álbum é fruto de uma IP – “insónia produtiva” e chama-se bpm – batimentos por minuto.

Para encerrar o Ovar em Jazz 2022, domingo, pelas 18h30, o Centro de Arte de Ovar recebe o concerto de Hugo Carvalhais, um dos segredos mais bem guardados do jazz português. Considerado um dos mais talentosos e “sui generis” contrabaixistas portugueses da sua geração, Hugo Carvalhais apresenta o seu novo disco "Ascetica”.

Os bilhetes para o Ovar em Jazz 2022 estão disponíveis na bilheteira online https://caovar.bol.pt/. Quem pretender assistir aos cinco concertos do Centro de Arte de Ovar pode beneficiar do desconto com o Passe Geral. Os concertos da Praça das Galinhas são de acesso gratuito. Mais informações em cultura.cm-ovar.pt ou facebook.com/ovarcultura.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário