segunda-feira, 11 de abril de 2022

Porto de Mós | Espaços de saúde abrem portas, Feira da Saúde e Bem-estar decorreu por todo o concelho


A 4ª edição da Feira da Saúde e Bem Estar de Porto de Mós teve lugar nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2022.
O primeiro dia foi dedicado aos rastreios de saúde gratuitos, tais como diabetes, pé diabético, rastreios óticos, medição da tensão arterial e frequência cardíaca, avaliação do peso, IMC e glicémia, entre muitos outros. Esta ação decorreu nas farmácias, clínicas e óticas do concelho aderentes que este ano abriram as suas portas para receber os visitantes da feira.

O segundo dia decorreu no Espaço Jovem, com várias conferências a acontecer com temas e públicos variados. “Saúde da grávida”, para gestantes, contou com a presença da enfermeira especialista em saúde materna, Marta Silva. Durante o encontro houve uma pequena partilha de experiências sobre o aleitamento materno e foram enumeradas as várias vantagens da amamentação, tanto para o bebé como para a mãe.

Na conferência “Os medicamento e o ambiente”, dirigida a crianças entre os 6 e os 9 anos, foi explicado aos mais pequenos como se faz a reciclagem dos medicamentos, que tipo de fármacos pode ser reciclado e em que condições os medicamentos podem ser colocados nos contentores da Valormed.

“Vamos conversar sobre o período” e “Escuta o teu corpo”, direcionado para pré-adolescentes e adolescentes, foi uma palestra dedicada ao tema da menstruação, onde foi explicado o que é e qual a sua importância. Houve, também, um espaço de partilha para fumadores e ex-fumadores, com “Desafios e novas possibilidades de quem deixa de fumar” e “O efeito das emoções no nosso organismo: uma perspetiva Taoista”, pela voz da terapeuta Joana Bernardes. Nesta conversa, foram deixadas algumas dicas e esclarecimentos sobre as causas e prevenção de doenças, segundo a medicina chinesa.

A conferência “Benefícios do Reiki para séniores”, foi dedicada à explicação do que é o Reiki e quais os seus benefícios para a saúde. Houve, ainda, oportunidade para uma curta demonstração e para uma pequena meditação no final da palestra.

A conferência “Reposição hormonal de forma natural” foi centrada na menopausa e na fitoterapia e no perigo da perimenopausa nas jovens adultas.

Para terminar teve lugar a conferência “Saúde mental ao longo da vida” com a psicóloga Mónica Pragosa.

Já o último dia da feira foi dedicado às atividades físicas e aos rastreios, no Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo, com aulas de ginástica sénior e demonstrações de Karaté.

Nesta 4ª edição, ainda devido à pandemia, a Feira da Saúde e Bem Estar de Porto de Mós realizou-se em diferentes locais e num espaço aglutinador, facto que permitiu que a oferta fosse mais dirigida e que os participantes usufruíssem de um serviço mais personalizado e direcionado às suas necessidades e dúvidas.

Foi, também, muito interessante a possibilidade de cada entidade poder abrir portas a quem não as conhecia, de uma forma organizada e mediante uma temática comum.

Esta foi, por isso, uma experiência positiva para todos os envolvidos, nas palavras de Telma Cruz, Vereadora da Saúde, esperando que na próxima edição seja possível regressar ao modelo original da feira, para que se possa viver e partilhar experiências e promover o convívio, tão salutar.

Patrícia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário