segunda-feira, 11 de abril de 2022

Festival das Sopas e Condutos angaria mais de 2000 euros para refugiados ucranianos em Proença-a-Nova


A venda de 727 kits no Festival das Sopas e Condutos de Proença-a-Nova, que decorreu nos dias 9 e 10 de abril, permitiu angariar 2.180 euros para apoio à acomodação e integração dos 32 refugiados ucranianos que atualmente se encontram a residir no concelho. A outra metade da verba realizada será distribuída equitativamente pelas cinco associações presentes, provenientes de Proença-a-Nova, Póvoa, Herdade, Alvito da Beira e Giesteiras. No encerramento do Festival, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova destacou o espírito de solidariedade demonstrado por todos quantos contribuíram para esta causa. “Evidentemente que este ano de 2022, que todos esperávamos em janeiro que fosse um ano de virar de página, traduz, devido à guerra, um horizonte que nos deixa algo preocupados para os próximos anos, tanto do ponto de vista social como económico. Mas, como é natural, os portugueses - e os proencenses também - têm a capacidade de resiliência, de ultrapassar as dificuldades e mostrar a solidariedade que este povo ucraniano agora precisa”, referiu João Lobo.

O autarca salientou o facto de esta ter sido a primeira feira a ser realizada depois de dois anos de paragem devido à pandemia de COVID-19 neste formato, ou seja, com o consumo de produtos alimentares no recinto do festival e um programa de animação associado. As cinco associações confecionaram mais de mil litros de sopa e, no final, foram entregues três panelas de ferro fundido às sopas que foram escolhidas pelo público: a sopa da pedra da Associação Desportiva Cultural de Proença-a-Nova foi a primeira classificada, seguindo-se a sopa do lavrador da Associação da Póvoa e a sopa de peixe da Associação dos Amigos das Giesteiras. Para além das sopas, os condutos também foram bastante procurados, destacando a gastronomia do concelho e o melhor que se faz em cada localidade.

No final, o balanço é bastante positivo, esperando-se o mesmo sucesso nos restantes festivais que vão ter lugar durante este ano: o próximo é o Festival da Cereja e do Limão, em Montes da Senhora, nos dias 21 e 22 de maio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário