segunda-feira, 11 de abril de 2022

Câmara de Águeda apoia famílias carenciadas com subsídio ao arrendamento

 Primeira fase de atribuição de subsídios vai beneficiar 66 agregados familiares em dificuldades económicas.

A Câmara Municipal de Águeda tem defendido a implementação de um modelo estratégico de inclusão social das famílias carenciadas que passa pela sua integração nos bairros existentes por todo o concelho de uma forma harmoniosa, ao mesmo tempo que incentiva os proprietários a disponibilizarem casas para o mercado de arrendamento. Uma ação que é feita através de subsídios ao arrendamento que, numa primeira fase, este ano, vão beneficiar 66 agregados familiares, que foram recebidos, na última semana, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Esta é uma aposta clara do Município, de providenciar um apoio efetivo aos arrendatários numa altura das suas vidas que de facto precisam”, disse na ocasião, Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que esta medida de apoio à habitação procura ser “o mais justa e prática” e que responde a uma necessidade das famílias.

Considerando as dificuldades financeiras que algumas famílias apresentam, este apoio representa também “uma garantia de cumprimento de pagamento da renda para os proprietários”, que assim continuam a disponibilizar estas habitações no mercado de arrendamento.

Esta é a forma de atuação e de intervenção social que a Câmara de Águeda defende como a mais apropriada para um acolhimento e inclusão das famílias com algum tipo de dificuldade. “Ao invés de estarmos a criar bairros sociais e a segregar a comunidade, optamos por este modelo de apoio que consideramos mais justo e funcional, para além de contribuir para uma melhor integração social”, sendo ainda uma forma de incentivar os proprietários, que melhoram as suas casas e as colocam disponíveis no mercado de arrendamento.

Na receção aos beneficiários deste apoio, Marlene Gaio, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal, sublinhou que este incentivo pretende “ajudar os agregados em maior dificuldade” e que a Autarquia pretende avançar com novos modelos de apoio ao arrendamento que ajudem as famílias a superar períodos de maior fragilidade financeira.

O correspondente do valor da renda apoiado pela Autarquia é transferido diretamente para o proprietário, sendo o restante pago pelo arrendatário.

Refira-se que este apoio destina-se a pessoas em situação de vulnerabilidade, que apresentaram o seu pedido de apoio nos termos do regulamento municipal, sendo que, nesta primeira fase dos subsídios ao arrendamento, a Câmara Municipal de Águeda vai investir um total de 118.930,71 euros.

Os interessados em candidatar-se a subsídios ao arrendamento para o ano civil de 2023 devem apresentar as suas candidaturas até 31 de dezembro do corrente ano, junto dos serviços sociais da Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário