quinta-feira, 28 de julho de 2016

Agência Lusa e Diário do Povo assinam protocolo de cooperação

Pequim, 26 jul (Lusa) - A agência Lusa e a versão digital do maior jornal chinês, o Diário do Povo, assinaram hoje, em Pequim, um acordo de cooperação que prevê o intercâmbio noticioso e a realização de trabalhos conjuntos.

A assinatura decorreu no âmbito de um fórum promovido pelo Diário do Povo, em torno da iniciativa chinesa "Uma Faixa e Uma Rota".

Com esta iniciativa, divulgada em 2013 pelo Presidente chinês, Xi Jinping, Pequim propõe um plano de infraestruturas que pretende reativar a antiga Rota da Seda entre a China e a Europa através da Ásia Central, África e sudeste Asiático.

Este plano, que inclui a construção de uma malha ferroviária de alta velocidade entre a China e a Europa, vai abranger 65 países e 4,4 mil milhões de pessoas - cerca de 60% da população mundial, segundo Pequim.

O referido fórum, que se realiza até quarta-feira na capital chinesa, conta com responsáveis de órgãos de comunicação de países dos sete continentes, desde do Brasil à Rússia.

A presidente do Conselho de Administração da Lusa, Teresa Marques, que participou numa mesa de discussão com representantes da Alemanha, China, Espanha, Paquistão, Quénia e Rússia, frisou a ligação da agência aos países e regiões lusófonos.

"O nosso contributo pôde ser informar sobre a iniciativa Uma Faixa e Uma Rota nos países onde estamos presentes, que é não só Portugal, mas também em África e, inclusive, também na Ásia", frisou.

E lembrou a posição geográfica de Portugal, que "pôde ser visto como estando na ponta da Europa, ou como a porta de entrada para a Europa".

O debate decorreu na sede do Diário do Povo, um edifício envidraçado de 33 andares, construído de raiz no moderno e cosmopolita CBD (Central Business District) de Pequim.
Publicado pela primeira vez em 1948, o Diário do Povo tem uma tiragem diária de 3,3 milhões de cópias e é o órgão oficial do Partido Comunista da China.

Não é o único órgão estatal chinês, mas logo junto à receção confirma-se o seu estatuto singular: cinco fotografias exibem os homens que lideraram a China, desde 1949, a ler atentamente o jornal.

Mao Zedong, o fundador da República Popular que dirigiu o país ao longo de 27 anos, e os seus sucessores - Deng Xiaoping, Jiang Zemin, Hu Jintao e Xi Jinping - estão lá todos.

Desde o ano passado tem um portal em língua portuguesa, que conta, atualmente, com seis jornalistas, entre os quais um português e um brasileiro.

A assinatura do acordo de cooperação assinado hoje em Pequim surge depois de no início de junho o mesmo acordo ter sido assinado em Lisboa no âmbito de uma visita do presidente do Diário do Povo, Yang Zhenwu, e do embaixador chinês, Cai Run, à agência Lusa.

Na altura, na intervenção que proferiu, Yang Zhenwu sublinhou que este é o primeiro acordo do Diário do Povo com a agência noticiosa portuguesa, fundamental para "melhorar a cooperação e desenvolver as relações bilaterais" entre os dois países.

JOYP (EJ) // VC

Publicada por TIMOR AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário