quinta-feira, 28 de julho de 2016

Postais retratam um século de evolução "Memórias de São Pedro de Muel" em livro

"Memórias de São Pedro de Muel" é o título do livro de Luís Brito Frazão, que é apresentado no Posto de Turismo de São Pedro de Moel, no dia 31 de julho (domingo), pelas 19h00. A entrada é livre.

A iniciativa é organizada pela Protur, com o apoio da Câmara Municipal e integra-se no programa de animação da época balnear de São Pedro de Moel.

O livro reúne diversos postais ilustrados de São Pedro de Moel, desde o início do século XX até à atualidade. “A ideia inicial de apresentar o máximo possível de postais de S. Pedro rapidamente deu lugar a uma outra abordagem, a de apresentar um número limitado de postais que pela sua exclusividade nos transmitem o que foi a vivência em S. Pedro, desde o início do século XX até aos nossos dias, através da sua praia, do seu pinhal e do seu casario, do começo dos banhos de mar, da época balnear e das actividades que então se desenvolviam”, explica o autor.

De acordo com Luís Brito Frazão, “o juntar postais ilustrados de S. Pedro levou naturalmente ao desejo de partilhar a documentação reunida com todos os amigos de S. Pedro de Muel”.

Notas sobre o autor

Luís Brito Frazão nasceu em 1943, em Lisboa. Terminou a licenciatura em Ciências Físico-Químicas na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1965, tendo prosseguido a sua carreira académica em Grenoble, França, para onde foi como bolseiro do Instituto de Alta Cultura. Em 1971 prestou as provas de Doutoramento em Física na Universidade de Grenoble, de onde regressou a Portugal para integrar como investigador o recém constituído Instituto de Física e Matemática.

Foi professor da faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa de 1974 a 1979. Abandonou a carreira académica para tomar a direção da empresa familiar "Branca de Brito" de que é sócio e administrador desde 1980.

Tem dedicado parte do seu tempo ao estudo da história postal de Portugal continental, insular e ultramarino, com especial incidência nos séculos XVII a finais do século XIX. Foi no decurso destes trabalhos que ingressou como Investigador no Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto.

É o autor de mais de 150 artigos sobre temas dos Correios, publicados em diversas revistas da especialidade nacionais e estrangeiras, tendo também publicado quatro livros versando temas que vão dos Correios de Macau á Historia Postal da Cidade do Porto.

Em 2006 foi nomeado Felow of the Royal Philatelic Society of London, sendo atualmente administrador da Academie Europeénne de Philatelie.

Recebeu a Medalha FEPA, pelo estudo filatélico e de investigação,  com a publicação do seu livro “Pre- Filatelia Portuguesa. Marcas postais utilizados em Portugal continental na época pré-adesiva (1799/1853)”, publicado em 2012.

Em abril de 2013 foi convidado pela Royal Philatelic Society de Londres a assinar o Roll of Distinguished Philatelist.

Nenhum comentário:

Postar um comentário