quinta-feira, 28 de julho de 2016

Todas as regiões do país em risco ‘Muito Elevado’ de exposição à radiação ultravioleta

Todas as regiões do país apresentam hoje risco 'Muito Elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, em risco 'Muito Elevado' estão as regiões de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Penhas Douradas, Vila Real, Funchal, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Porto Santo, Horta, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores.

Nas regiões com risco com níveis 'Muito Elevado' e 'Elevado', o instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Elevado'), 8 a 10 ('Muito Elevado') e superior a 11 ('Extremo').

O IPMA prevê para hoje no continente continuação de tempo quente com céu geralmente limpo, vento fraco, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h), de nordeste nas terras altas do norte e centro e de sueste na costa sul do Algarve até final da manhã, e de noroeste durante a tarde no litoral oeste e neblina matinal no litoral a norte do cabo da Roca.

Na Madeira prevê-se céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de muita nebulosidade nas vertentes norte e na ilha do Porto Santo até final da manhã e a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de nordeste, soprando moderado a forte do quadrante leste em alguns locais das zonas montanhosas até ao início da manhã, pequena subida da temperatura mínima e da máxima.

Para os Açores, está previsto períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos e vento nordeste bonançoso a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 23 e 26 graus Celsius, no Porto entre 19 e 32, em Braga entre 17 e 29, em Vila Real entre 19 e 35, em Viseu entre 19 e 36, em Bragança entre 16 e 35, na Guarda entre 17 e 32, em Coimbra entre 18 e 38, em Leiria entre 16 e 34, em Castelo Branco entre 23 e 38, em Portalegre entre 24 e 38, em Santarém entre 20 e 41, em Évora entre 19 e 40, em Beja entre 20 e 40, em Faro entre 23 e 33, no Funchal entre 20 e 29, em Ponta Delgada entre 21 e 26, na Horta entre 21 e 27 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 25.


Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário