quinta-feira, 28 de julho de 2016

Programa de Animação de Verão 2016 começa no sábado

As tradições etnográficas, Astronomia e Música Popular fazem parte do programa Animação de Verão 2016, que decorre entre 30 de julho e 21 de agosto em vários locais do Concelho de Albergaria-a-Velha.

No próximo sábado, o público pode contar com três festivais de folclore, com início às 21h30, que revelam as tradições etnográficas do Concelho e da Ragião. No jardim central de Ribeira de Fráguas, terá lugar o Festival do Rancho Folclórico de Ribeira de Fráguas e, em Albergaria, no Parque da Mobilidade, o Rancho Folclórico Malmequeres de Campinho organiza o 34.º Festival Nacional de Folclore Cidade de Albergaria-a-Velha. Em Angeja, no Alto da Feira dos 26, integrado naquelas festividades, decorre o 29.º Festival Nacional de Folclore do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Angeja.

Durante o mês de agosto, as tradições etnográficas prolongam-se por mais quatro festivais. No dia 6, pelas 21h00, tem lugar o 34.º Festival Nacional de Folclore do Grupo Folclórico Cultural e Recreativo de Albergaria-a-Velha, no Parque da Mobilidade e, a 13 de agosto, pelas 21h30, o Festival de Folclore Danças e Cantares do Fial, na Freguesia de Alquerubim. Na tarde de 15, pelas 15h00, o Grupo Folclórico As Lavadeiras do Vouga organiza o seu festival anual no Parque do Areal, em Angeja e, finalmente, a 20 de agosto, pelas 22h00, o público poderá assistir ao 33.º Festival Internacional de Folclore do Grupo Folclórico e Etnográfico e Albergaria-a-Velha.

A Astronomia está também de regresso em agosto com mais uma sessão “Astronomia no Verão”. Na noite de 9 de agosto, terça-feira, pelas 22h00, os participantes poderão observar, através de telescópio, vários corpos celestes como a Lua, estrelas e alguns planetas. A iniciativa é dinamizada pelo astrónomo José Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro, e decorre no Parque da Mobilidade. A participação é gratuita e não carece de inscrição.


Um concerto com os Toques do Caramulo encerra o programa Animação de Verão 2016 na noite de 21 de agosto, véspera do feriado municipal. A cumprir 15 anos de estrada, o grupo de música tradicional portuguesa tem promovido o repertório esquecido da Serra do Caramulo, fazendo nova música das velhas cantigas. O concerto tem lugar no Parque da Mobilidade, pelas 22h00, e a entrada é livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário