quinta-feira, 28 de julho de 2016

Hora de Fecho: FMI errou. Faltava poupança, não competitividade

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL 
Relatório independente, encomendado pelo FMI, diz que o fundo desenhou o Programa da troika partindo de um diagnóstico errado. E que chegou ao fim ainda em risco de entrar num caminho "explosivo".
BANCO DE PORTUGAL 
Peritos que avaliaram FMI dizem que exame a bancos deveria ter sido independente do Banco de Portugal. Programa português falhou na banca. Carlos Costa contesta relatório e denuncia "erros graves".
AGÊNCIAS DE RATING 
DBRS, a agência de "rating" decisiva para Portugal, avisa que é necessário que o governo reaja "em tempo oportuno" a eventuais "pressões" sobre a execução orçamental.
OPERAÇÃO MARQUÊS 
O triângulo Sócrates/GES/PT é a nova linha de investigação no caso Marquês. PT terá ignorado auditoria que se opunha à compra da Oi. Diversos gestores da PT terão recebido fundos ilícitos via BESA.
ALEMANHA 
As autoridades alemãs estão a conduzir uma operação de larga escala em busca de um suspeito que pode estar armado.
PSD 
Passos Coelho revelou, numa entrevista à Sábado, que desafiou António Costa para ser vice-primeiro-ministro após as eleições legislativas. Portas concordava. Mas o socialista recusou.
CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS 
O governador do Banco de Portugal está nesta quinta-feira na comissão de inquérito à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos. Siga aqui o nosso liveblg.
COMISSÃO DE INQUÉRITO AO BANIF 
O relatório final da comissão de inquérito ao Banif foi aprovado com os votos favoráveis de PS, BE e PCP, com o PSD a votar contra e o CDS-PP a abster-se.
EUROMILHÕES 
O Conselho de Ministros fez subir o preço da aposta base, e acrescentou-lhe um novo jogo - o Totosorteio -, que será associado ao Euromilhões. Apostar vai custar, no mínimo, 2,50 euros.
FOTOGALERIA 
Das 100 melhores fotos de 2016, já são conhecidas as 20 fotografias finalistas para os Prémio EyeEm. Uma é de um português que fotografou um monumento deixado pelos portugueses em Omã.
EUSÉBIO 
Faz 50 anos do jogo do terceiro e quarto lugar do Mundial de 1966. Um Portugal-URSS desportivo e político. Os jogadores soviéticos recordam agora como Eusébio fintava o KGB para lhes pagar copos.
Opinião

José Manuel Fernandes
O multiculturalismo falhou porque ignorou a centralidade dos nossos valores. O laicismo também falhou pois ignorou que a modernidade não é só filha do Iluminismo, é também da tradição do cristianismo.

Helena Garrido
As contas públicas estão na agenda portuguesa há duas décadas. A crise financeira abala a UE há quase dez anos. A União Bancária agrava os problemas dos bancos. É tempo de menos regras e mais eficazes

Paulo Tunhas
As quatro grandes paixões políticas do século XX foram o anti-semitismo, o anti-liberalismo, o fascismo e o comunismo. O pensamento democrático e liberal não suscitou paixões intelectuais excessivas.

Ricardo Ferreira Reis
É o livre comércio que cria o real desenvolvimento que perdura no tempo. Foi assim nos tempos quinhentistas, foi assim na industrialização, foi assim no pós-Guerra e tem de voltar a ser assim depressa

Helena Matos
No passado os loucos queriam lavar-nos os vidros do carro na avenida do Brasil ou subir ao zimbório da Estrela porque achavam que eram ágeis como os macacos. Agora querem ser terroristas.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário