quinta-feira, 28 de julho de 2016

Hospitais de Coimbra curaram 307 doentes de Hepatite C no último ano e meio

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) já curou 307 doentes de Hepatite C no último ano e meio no âmbito do programa de erradicação da doença, anunciou hoje aquela unidade.

Dos 824 doentes submetidos a apreciação para tratamento, o CHUC promoveu o início de tratamento de 618 pessoas "e completou o tratamento (incluindo monitorização dos resultados) de 343 doentes, estando curados 307 doentes".

"A oportunidade histórica de erradicar uma doença potencialmente mortal faz-nos sentir realizados como médicos e coloca Portugal na linha da frente das melhores intervenções mundiais em saúde, com assinalável contributo do CHUC. E isso é um motivo de orgulho para todos", disse o presidente do conselho de administração do CHUC, José Martins Nunes.

Citado num comunicado da unidade hospitalar, a propósito do Dia Mundial do Combate à Hepatite que se assinala hoje, o responsável salientou que "o sucesso desta luta passa pela grande atenção a campanhas de prevenção da doença, diminuindo os comportamentos de risco e assegurando as melhores medidas de controlo da infeção".

"Esta prestação do CHUC está ancorada no esforço e no empenho dos seus profissionais, na sua capacidade de mobilização dos doentes para a prossecução do tratamento e traduz um desempenho do hospital ao melhor nível dos grandes centros hospitalares", refere a mesma nota.

A unidade hospitalar considera que a sua "reconhecida atratividade tem permitido que este elevado número de doentes recorram aos serviços [do CHUC] para diagnóstico e tratamento, sendo claro que os resultados estão em claro alinhamento com as melhores práticas internacionais".

Salienta ainda que, além da qualidade de vida dos doentes, a cura da hepatite "conduz a prazo a um benefício económico-financeiro para a sociedade, com uma redução de despesa pública de cerca de 270 milhões de euros (com tratamentos e seguimentos de doentes com cirrose hepática, carcinoma hepato-celular ou transplantação hepática evitados pelo tratamento)".

O CHUC assinala hoje o Dia Mundial do Combate à Hepatite com várias ações de divulgação de medidas de prevenção na comunidade, na linha dos "Campos de Férias" que anualmente realiza para crianças e adolescentes através da consulta de doenças infecciosas do departamento pediátrico.


Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário