terça-feira, 11 de outubro de 2016

360º -- Lamento informá-lo, mas 2ªfeira há novo protesto dos taxistas (muito os separa ainda do Governo). Fique também com notícias fresquinhas do OE

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... os taxistas desmobilizaram o protesto de quase 20 horas, mas, lamento informá-lo, segunda-feira há mais. Eram 2h30 da madrugada quando, depois dos apelos dos líderes sindicais, da ameaça de que a polícia ia finalmente agir, e da marcação de um novo protesto (segunda, em frente ao Palácio de Belém em Lisboa e à Câmara do Porto) os taxistas libertaram a Rotunda do Relógio, uma das principais vias de acesso ao aeroporto. A manif, que devia ter atravessado e paralisado Lisboa, tinha parado ali às 11h00 da manhã, após confrontos chocantes e intervenção policial. À noite, os taxistas puderam mesmo montar tendas, receber sopa quente e instalar um ecrã para ver o debate sobre o seu protesto no Prós e Contras. Está tudo na reportagemda Sara Otto Coelho e no relato de um dia muito looooooooooooongo por uma vasta equipa do Observador, que esteve sempre em direto. 

Recapitulando e concluindo: houve cenas de violência de taxistas contra motoristas da Uber inaceitáveis (é ver as imagens). Houve quatro detenções por parte da PSP que teve de usar da força num determinado momento. Houve piadas na net. Houve até um drama. Mas não houve acordo com o Governo. O ministro ainda recebeu os representantes dos homens dos táxis, fez pequenas cedências, mas não domou nem os taxistas nem travou os protestos. Afinal, o que é que ainda separa o Governo dos taxistas? A Ana Pimentel explica.

Em dia de protesto de taxistas, o Carlos Maria Bobone aproveitou para fazer a crónica de que como foi fazer 20 mil léguas sobre a cidade.E um trabalho antigo da Ana Pimentel, um teste comparativo entre andar de táxi e de Uber, voltou a estar entre os artigos mais vistos do Observador.

Rui Ramos está pessimista, e escreve que o protesto dos táxis é só o começo.

Outros temas:
Marcelo Rebelo de Sousa aparece num vídeo de propaganda do Estado Islâmico ao lado do Rei de MarrocosO grupo terrorista critica o líder africano por ter recebido uma condecoração do Presidente português. O caso foi divulgado por Nuno Rogeiro e é noticiado pelo DN. Apesar de Marcelo não ser o alvo, mas sim Mohammed VI, as autoridades portuguesas estão a seguir a situação.

As dúvidas sobre o fim (para todos) da sobretaxa, mantêm-se. No i, a bloquista Mariana Mortágua manda um recado a Costa e avisa o Governo de que o imposto é mesmo para acabar a 1 de janeiro.

As empresas ficam fora do novo imposto sobre património. Pelo menos essa foi a garantia que os patrões receberam do Governo, segundo revela António Saraiva ao Negócios.

A ideia de taxar tabaco, álcool e açúcar para reduzir os problemas de saúde pode ser uma boa ideia. Pelo menos é o que revela um estudo da Comissão Europeia, que a TSF está a divulgar.

A Samsung mandou não só recolher mundialmente todos os telemóveis Galaxy Note 7, como também pediu a quem os tenha para os desligarO risco de incêndio mantém-se mesmo depois das atualizações feitas pela empresa. 


Informação relevante

Notícias fresquinhas do Orçamento do Estado que sexta-feira é conhecido na sua totalidade. O Governo já calculou o desvio nas receitas fiscais até final do ano: o buraco nos impostos será de 500 milhões. E também já decidiu que não fará a vontade ao PCP: manuais escolares gratuitos só no primeiro e segundo ano e não em todo o ensino básico como pediam os comunistas. Enquanto isso, o CDS exige um crédito fiscal para investir na floresta.

Maria João Avillez escreve não sobre o Governo e o Orçamento mas sobre a oposição, em concreto a do PSD de Passos Coelho.Chamou ao seu artigo "Estação das Chuvas".

A seleção adotou a máxima de que à dúzia é mais barato e voltou a ganhar por 6-0. André Silva fez um hat-trick, e Ronaldo, Moutinho e Cancelo também fizeram o gosto ao pé nas ilhas Faroé, dando um forte empurrão a Portugal rumo ao Mundial de 2018 na Rússia. "Isto é tudo à Lagardère", escreve o Rui Miguel Tovar na crónica do jogo. 

Ontem houve Eurogrupo, mas não houve novidades. Apenas o reafirmar por parte de Jeroen Dijsselbloem de que não é “grande adepto de sanções” e de que estas devem ser aplicadas só “em último recurso". Em causa, claro, está a suspensão de fundos a Portugal e Espanha devido ao défice excessivo. É esse o assunto sobre o qual Centeno vai falar aos eurodeputados na última semana deste mês.


Notícias do Deutsche Bank, que não tranquilizam em nada os mercados sobre a situação do gigante alemão. Soube-se agora que o regulador deixou o banco germânico contabilizar a venda de uma empresa que ainda não tinha sido concluída no final de 2015, quando foi feito o balanço. Aliás, a transação ainda está pendente. 

Do Brasil chega mais uma suspeita sobre Lula. O ex-presidente do Brasil é agora acusado de crimes por negócios em Angola

Já nos EUA, sucedem-se as ondas de choque ao vídeo de Donald Trump e ao debate 'sujo' entre o candidato republicano e Hillary ClintonO presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Paul Ryan, anunciou que "não irá defender ou fazer campanha" com  Trump. Mas há quatro mulheres que estão ao lado do multimilionário e que ele usa contra o casal Clinton. Nada que tenha feito mossa a Hillary, quesubiu nas sondagens.



Os nossos Especiais

A Bolsa de Voluntariado fez ontem dez anos. Mas quem são os voluntários, que histórias contam, o que os move? O João de Almeida Dias foi à procura de respostas e deu-lhes vidas: José distribui comida há 30 anos, Tobias ensina a miúdos desfavorecidos que o râguebi é para todos e Laurinda ajuda crianças com cancro a esquecerem a doença.


Notícias surpreendentes

Há um novo muro a ser construído no mundo. Mas é verde. "Uma grande muralha verde" que África quer plantar para travar o avanço do deserto do Sahara. Mas só vai crescer daqui a 20 anos.

Mais surpreendente que Oscar Wilde não há. E o impertinente escritor irlandês voltou a invadir Paris (outra vez)"L’impertinent absolu" é o título da exposição no Petit Palais que lhe é dedicada.

No mundo automóvel, a notícia que mais surpresa provocou ontem não foi a de nenhum novo modelo. Foi sim a de que a Alemanha vai banir os carros a gasolina e a gasóleo já a partir de 2030.

Do futuro para o passado, para avivar a memóriaOu as memórias. Talvez já não se lembre, mas estas 36 fotos abalaram o mundo. E é bom que não caiam no esquecimento.


Observador não deixa cair no esquecimento nenhuma informação que lhe possa ser essencial. Por isso vá passando por cá e mantenha-se a par de toda a atualidade.

Um bom dia, feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

_____________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário