terça-feira, 11 de outubro de 2016

DESMOND TUTU LUTA PARA ESCOLHER A HORA DE MORRER


 
O arcebispo anglicano emérito sul-africano e ícone anti-apartheid, Desmond Tutu, celebrou o seu 85.º aniversário na sexta-feira, dizendo que espera que lhe seja permitida a opção de morte assistida com dignidade.
“Hoje, eu mesmo estou mais perto da sala das partidas do que da das chegadas, por assim dizer, e os meus pensamentos centram-se em como eu gostaria de ser tratado quando chegar o momento”, disse Tutu, num artigo de opinião publicado no Washington Post.
“Preparei-me para a minha morte e deixei claro que não desejo ser mantido vivo a qualquer custo”, disse o religioso consagrado com o Prémio Nobel da Paz em 1984.
“Espero ser tratado com compaixão e que me seja permitido partir para a próxima fase da jornada da vida da forma que eu escolher”, frisou.
O arcebispo já terá defendido o “direito de morrer” em 2014, mas sem especificar que ele próprio gostaria de ter essa escolha.
“Para os que estão a sofrer e a chegar ao fim das suas vidas, o facto de saber que há a opção de uma morte assistida já é um grande conforto”, afirmou.
Desmond Tutu, a quem chamam carinhosamente “the Arch” (abreviatura de arcebispo), esteve várias vezes hospitalizado desde o ano passado devido a uma infeção persistente, resultante do tratamento para o cancro da próstata que faz há quase 20 anos.
“Agora mais que nunca, sinto-me impelido a dar voz a esta causa: para aqueles que sofrem insuportavelmente ao chegarem ao fim das suas vidas, apenas saber que uma morte assistida está ao seu alcance pode dar um incomensurável conforto“, argumentou.
O suicídio medicamente assistido ou eutanásia voluntária é ilegal na África do Sul, mas, nos últimos anos, tem havido vários apelos para que seja legalizado – no ano passado, o país concedeu o direito de morrer a um homem que sofria de uma doença terminal.
“Já houve avanços promissores em lugares como a Califórnia e o Canadá, onde as leis permitem a morte assistida para pacientes com doenças terminais, mas ainda há dezenas de milhares de pessoas às quais está a ser negado o direito de morrer com dignidade”, destacou Tutu.
A Igreja Anglicana, da qual o arcebispo faz parte, é totalmente contra a morte assistida.
Mas esta não é a primeira vez que o arcebispo está contra uma posição da igreja – Tutu tem defendido abertamente os direitos dos homossexuais e já criticou a atitude de cristãos conservadores contra os gays.
Na sexta-feira, Desmond Tutu presidiu à Eucaristia na igreja da sua paróquia na Cidade do Cabo e prestou um comovente tributo à catedral de St. George antes de deitar a cabeça na mesa da comunhão e chorar por uns momentos.
“Dei indicação de que, quando chegar o momento, quero repousar aqui, permanentemente, convosco”, disse aos fiéis.
Ordenado sacerdote aos 30 anos e nomeado arcebispo em 1986, Desmond Tutu já usou a sua posição para defender a adoção de sanções internacionais contra o poder da minoria branca na África do Sul e, mais tarde, para lutar por direitos, de forma global.
ZAP / Lusa
_______________________
Sessão de colheitas de sangue dia 15 de Outubro entre as 9 horas e as 13 horas, no Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar (Bairro social de Santiago), relativamente perto da Rotunda das Glicínias em Aveiro.
Mais informações no site www.adasca.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário