terça-feira, 11 de outubro de 2016

ACABOU A CAÇA AO HOMEM: DETIDO SUSPEITO DE PREPARAR ATENTADO NA ALEMANHA


 


A polícia alemã informou esta segunda-feira que deteve um sírio suspeito de preparar um ataque à bomba, depois de uma operação de caça ao homem que durou quase dois dias.
“Conseguimos, [estamos] realmente muito felizes: o suspeito de terrorismo Jaber Albakr foi detido durante a noite em Leipzig”, disse a polícia no Twitter, acerca do suspeito.
De acordo com o Der Spiegel, o sírio, de 22 anos, chegou à Alemanha no dia 18 de fevereiro, numavaga de refugiados, tendo duas semanas depois solicitado formalmente asilo com um passaporte sírio, pedido que foi concedido em meados de junho.
A polícia encontrou no sábado centenas de gramas de uma “substância explosiva mais perigosa que TNT” escondida no apartamento de Albakr e disse que “até uma pequena quantidade (…) podia ter causado enormes danos”.
A imprensa local reportou que o material era TATP, um explosivo artesanal usado pelos extremistas nos ataques a Paris e Bruxelas.
Acredita-se que Albakr tenha tido contacto, através da Internet, com o Estado Islâmico, segundo o jornal Sueddeutsche Zeitung.
Após uma denúncia da agência de serviços secretos alemã, a polícia tentou capturar o homem no sábado de manhã, no seu apartamento na cidade de Chemnitz, a 85 quilómetros de Leipzig.
No entanto, Albakr conseguiu fugir à polícia. Acabou por ser apanhado depois de as autoridades terem a informação de que tinha pedido ajuda a dois sírios em Leipzig, segundo o Spiegel Online.
A polícia deteve-o na madrugada desta segunda-feira no apartamento desses dois indivíduos.
/Lusa
Sessão de colheitas de sangue dia 15 de Outubro entre as 9 horas e as 13 horas, no Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar (Bairro social de Santiago), relativamente perto da Rotunda das Glicínias em Aveiro.
Mais informações no site www.adasca.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário