terça-feira, 11 de outubro de 2016

Vencedores do Festival Internacional de Cinema Documental – Do Pão 2016 recebem prémios no sábado

O Município de Albergaria-a-Velha vai entregar os prémios aos vencedores da primeira edição do Festival Internacional de Cinema Documental – Do Pão 2016 no próximo sábado, numa cerimónia a ter lugar no Cineteatro Alba, pelas 18h00. A entrada é gratuita, mas sujeita ao levantamento de ingresso e à lotação da sala.

O concurso, integrado no Festival Pão de Portugal, foi organizado em parceria com o Cine-Clube de Avanca e é o único do seu género no mundo. Na primeira edição foram submetidos 1383 filmes de curta e longa duração sobre a temática do pão, tendo sido selecionados18 filmes para a competição. Após a análise dos documentários, o júri apurou dois vencedores e atribuiu três menções honrosas. O júri foi constituído por Delfim Bismarck, Leonor Areal, Anabela Oliveira e António Costa Valente.

Na categoria A, relativa a filmes com menos de 30 minutos, venceu “A House in Fog”, de Mokhtar Namdar, do Irão. Na categoria B, que inclui documentários com mais de 30 minutos, o vencedor foi o português Carlos Eduardo Viana, com “Contra a Corrente”, que virá a Albergaria-a-Velha receber o galardão e falar sobre o filme. Os prémios têm o valor de 1000 e 2000 euros, respetivamente.


Em relação às menções honrosas, foram atribuídas duas na Categoria A aos filmes “Crumbs”, de Mert İnan, da Turquia, e “Ninety-Two More Or Less”, de Brindusa Nastasa, do Reino Unido. Já na categoria B, a menção honrosa foi para “Pele, My Paradise”, de Antonella Carrasco, do Equador. Após a entrega dos prémios aos vencedores, segue-se a projeção dos filmes na Sala Principal do Cineteatro Alba. 

__________________________

Mais informações sobre datas, locais horários das sessões de colheitas de sangue a realizar pela ADASCA no mês de Outubro e seguintes, podem ser obtidas pelo site www.adasca.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário