terça-feira, 11 de outubro de 2016

BANCOS PORTUGUESES TÊM 4 MIL MILHÕES EM DINHEIRO PARADO


 
Os cofres da banca portuguesa têm quarto mil milhões de euros de excesso de liquidez, valor que representa 2% do PIB e supera as reservas mínimas exigidas pelo Banco Central Europeu (BCE), mas que não traz benefícios imediatos.
Este excesso de liquidez de quatro mil milhões de euros é avançado pelo Diário de Notícias, que cita dados do Banco de Portugal relativos a 29 de Julho passado.
O jornal sustenta que a banca portuguesa tem “dinheiro parado que vai muito além das reservas mínimas exigidas pelo BCE”, situando-se nos quatro mil milhões de euros, isto é, 2% do Produto Interno Bruto (PIB).
Este valor elevado não acarreta benefícios particulares para os bancos, cuja principal via de rentabilidade são os empréstimos, mas a sua colocação na economia real poderia também suscitar riscos.
Os bancos têm “no financiamento a particulares e a empresas a sua actividade core e a sua fonte primordial de receitas, fundamental para a recuperação da sua rendibilidade“, destaca o presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Faria de Oliveira, ao DN.
Apesar de evidenciar que “em Portugal, a procura de financiamento bancário está francamente abaixo da capacidade de oferta dos bancos”, o dirigente também nota que “é relativamente baixa a procura de crédito que satisfaz os critérios de concessão e de gestão de risco que os bancos estão obrigados a cumprir”.
O economista do Banco Carregosa Rui Bárbara acrescenta que os Bancos estão “menos propensos a emprestar” porque “os níveis de capital não estão num nível óptimo e o crédito malparado ainda é um grande peso nos balanços”.
Além disso, a banca tem ainda que contar com “outro dilema”, explica Rui Bárbara ao DN, sustentando que “só quer emprestar a boas empresas que não pretendem endividar-se, e não às que procuram crédito, que são as empresas com maior risco creditício“.
“Como as famílias portuguesas são das mais endividadas do mundo, é também compreensível que muitas não queiram aumentar o crédito. Daí a tendência para acumular liquidez”, conclui o economista.
Neste cenário de aperto ao crédito, há cada vez mais empresas portuguesas a procurarem financiamento em “bancos não residentes e, em menor escala, através da emissão de títulos de dívida no exterior”, sustenta o DN, dando os exemplos da construção e do imobiliário como os mais claros desta tendência.
ZAP
Sessão de colheitas de sangue dia 15 de Outubro entre as 9 horas e as 13 horas, no Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar (Bairro social de Santiago), relativamente perto da Rotunda das Glicínias em Aveiro.
Mais informações no site www.adasca.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário