terça-feira, 11 de outubro de 2016

MENINA INDIANA MORRE DEPOIS DE 68 DIAS EM JEJUM RELIGIOSO


 
A polícia indiana está a investigar os pais de uma jovem de 13 anos que morreu, na semanapassada, depois de ter feito um jejum religioso de 68 dias.
De acordo com a BBC, as autoridades querem saber se Aradhana Samdariya foi obrigada a jejuar.
A menina de 13 anos morreu na semana passada, depois de 68 dias em jejum religioso, mas os pais garantem que foi Aradhana quem se voluntariou para o fazer.
O caso levantou um aceso debate sobre esta prática religiosa na Índia, que é muito comum em religiões como o jainismo, o hinduísmo e o budismo.
Segundo alguns relatos, citados pela emissora britânica, a menor privou-se de toda a comida e bebeu apenas água fervida.
Um representante da polícia indiana diz que a investigação foi aberta depois de uma organização dos direitos da criança ter apresentado queixa.
“Os pais – Laxmi Chand e Manshi Samdariya – foram acusados de homicídio por negligência e de crueldade contra menores”, afirmou.
Por sua vez, os progenitores, joalheiros de uma família abastada, continuam a insistir que não obrigaram a filha a tomar esta atitude.
“Ela pediu-nos permissão para seguir o ‘upvaas’ [jejum que consiste numa privação total de alimentos]. Pedimos-lhe para parar, depois de 51 dias, mas não desistiu. O seu jejum foi voluntário. Ninguém a forçou”, garante o pai.

“O negócio ia prosperar”

No entanto, ativistas indianos rejeitam a versão apresentada pela família e alertam para o facto desta prática religiosa ainda existir em pleno século XXI.
“Toda a nação devia estar envergonhada por saber que estas práticas ainda existem. O guru do pai aconselhou a família que, se a menina fizesse jejum durante 68 dias, o negócio ia prosperar“, contou à BBC o ativista Achyut Rao.
“A criança esteve todos estes dias a beber apenas água, desde o nascer ao pôr-do-sol. A água nem tinha sal, nem limão, nem nada parecido”, continua.
O ativista também critica o facto de a família ter feito uma procissão à menina como se esta fosse“uma santa”.
“O aspeto chocante deste caso é o facto dos pais estarem felizes pela sua filha ter sido aquela que foi ‘levada por Deus’”, lamenta.
No jainismo, o jejum é uma prática religiosa muito comum e os seus líderes continuam a defendê-la, alertando apenas para que não seja feita por mulheres grávidas ou pessoas doentes.
De acordo com a BBC, há até uma variação mais radical, apelidada de ‘santhara’, na qual os crentes não comem nem bebem, como uma forma de preparação para a morte.
ZAP / BBC
Sessão de colheitas de sangue dia 15 de Outubro entre as 9 horas e as 13 horas, no Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar (Bairro social de Santiago), relativamente perto da Rotunda das Glicínias em Aveiro.
Mais informações no site www.adasca.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário