terça-feira, 10 de abril de 2018

MERCADO ABASTECEDOR DE BRAGA: 2017 MARCADO PELA RECAPITALIZAÇÃO


O Mercado Abastecedor de Braga (MARB) obteve, em 2017, rendimentos operacionais de 607,1 milhares de euros, número significativo que se associa à operação de recapitalização da sociedade, factos que permitem à entidade gestora afirmar que «este foi um bom ano».

Por força da recapitalização – operação que o Presidente do Conselho de Administração, Rui Paulo Figueiredo, releva particularmente – a dívida financeira da empresa foi reduzida em 4.282,4 milhares de euros (-76,5%) e os capitais próprios aumentaram 4.304,4 milhares de euros (+280%), o que resulta num capital próprio positivo de 2.698,5 milhares de euros.

Os rendimentos operacionais, excluindo itens “non cash”, ascenderam a 539,3 milhares de euros, enquanto que os rendimentos representativos do “core business”, as taxas de utilização, com um peso relativo na estrutura dos rendimentos operacionais de 87%, apresentaram um acréscimo de 2,5 milhares de euros (+0,5%), face a 2016.

“MARB” VAI MANTER ESTRATÉGIA DE CONSOLIDAÇÃO

A realidade agora apurada leva o CEO do Grupo SIMAB, a afirmar que, em 2018, a “MARB, SA” «manterá a estratégia de consolidação e incremento da sua atividade, com enfoque numa maior dinâmica comercial que permita o aumento de rendimentos».

Do mesmo modo – diz Rui Paulo Figueiredo – o mercado bracarense investirá no aumento da vida útil dos seus bens e procurará rentabilizar comercialmente todos os seus ativos.

«Espera-se a manutenção da especial vocação e preponderância do setor alimentar, assegurando a componente de “mercado hortofrutícola” e de apoio à produção regional, bem como reforçando a atividade logística, que farão do MARB o Centro de Distribuição e Logística agroalimentar de excelência do Minho.

RESULTADO LÍQUIDO POSITIVO

Refira-se que o resultado líquido apurado foi positivo, no valor de 111.392,41 euros, e que os gastos operacionais “cash” ascenderam 354,7 milhares de euros.

De acordo com as Contas agora aprovadas, os encargos financeiros fixaram-se, no final de 2017, em 68,4 milhares de euros negativos, inferiores em 4% face ao valor registado no ano anterior, refletindo a redução do “pricing” das fontes de financiamento, nomeadamente das prestações acessórias de capital e da redução da dívida financeira.

Em 2017, o CAPEX da “MARB, SA” ascendeu a cerca de 79,6 milhares de euros e refere-se essencialmente a aquisição de lâmpadas LED, obras em edificações relativas a adaptação de espaços para comercialização, obras em estacionamento e aquisição de câmaras de “cctv”.

O balanço da sociedade em 31 de dezembro de 2017 apresentava um ativo líquido de 6 200,8 milhares de euros, enquanto o passivo, incluindo os diferimentos, ascendia a 3 432,2 milhares de euros, reduzindo em 4 308,7 milhares de euros quando comparado com o de 2016.

As dívidas a instituições de crédito diminuíram em 333,3 milhares de euros, correspondendo integralmente à amortização do financiamento junto do Banco Europeu de Investimento (BEI).




Nenhum comentário:

Postar um comentário