quarta-feira, 11 de julho de 2018

Eu, Psicóloga | Polvos de crochê: como esse brinquedo está ajudando bebês prematuros


Os polvos estão ajudando bebês prematuros a se sentirem mais seguros e confortáveis em maternidades pela Europa! E existe uma explicação para isso. Ao abraçar o brinquedo, feito de crochê, os recém- nascidos  se sentem mais calmos e protegidos, pois os tentáculos se remetem ao cordão umbilical e dão segurança semelhante a do útero materno.

Projeto Octo começou na Dinamarca em 2013, quando um grupo de voluntários passou a costurar polvos de crochê para doar para bebês prematuros em unidades de tratamento intensivo neonatais. Atualmente, o projeto faz doações para 16 hospitais em toda a Dinamarca e já recebeu pedidos para iniciar o projeto em mais de 15 países pelo mundo. O primeiro hospital que passou a testar essa nova (e fofa!) maneira de confortar os recém-nascidos foi o Hospital Universitário Aarhus, onde a equipe médica pode identificar melhora nos sistemas respiratório e cardíaco  dos bebês, além de um aumento dos níveis de oxigênio no sangue.

Para que o brinquedo seja seguro para recém-nascidos, os polvos precisam ser 100% algodão, assim podem ser levados à máquina de lavar. Atenção aos tentáculos, que não podem passar de 22 centímetros. 

Por que Polvo?

1. Porque ele tem vários "braços" para abraçar o bebê.
2. Os tentáculos são macios e ideais para serem agarrados e assim evitam que o bebê puxe os fios e sondas.
3. O corpinho ajuda no posicionamento do bebê na incubadora, funcionando de maneira semelhante aos rolinhos de posição.

O polvinho transmite calma, proteção e amor ao recém-nascido. “Experiências mostram que como o bebê se sente acolhido, ocorre a redução da frequência cardíaca e da frequência respiratória melhorando assim seus sinais vitais, ajudando no ganho de peso e reduzindo o tempo de internação” (Médica Intensivista da UTI Neonatal).

É fundamental lembrar que o uso do polvinho não é substituir o Método Canguru. E quando as crianças têm alta, levam o polvinho para casa.

Como funciona? Quais os benefícios dos polvos para os bebês?

Os polvos de crochê são colocados dentro da incubadora, junto aos bebês prematuros. De acordo com relatos de pais e profissionais de saúde de UTIs neonatais, o uso do polvo de crochê parece acalmar os pequenos, ajudando a normalizar a respiração e os batimentos cardíacos e evitando que eles arranquem fios de monitores e tubos de alimentação.

A equipe do Octo Project da Dinamarca afirma que ainda não há estudos científicos sobre o uso dos polvinhos para os prematuros. Contudo, eles salientam que os polvos de crochê têm sido usados como brinquedos desde 2013 na Dinamarca e em alguns países da Europa sem nenhum relato de infecções ou danos à saúde dos bebês, pelo contrário: a cascata de efeitos positivos mencionados acima começa a ser observada sempre que um novo amiguinho é posicionado dentro da incubadora com o bebê.

Na Dinamarca cada bebê leva seu polvinho para casa na alta do hospital. Entretanto, nao há problema algum em reutilizar os polvos de crochê (de um bebê para outro) desde que estes sejam devidamente esterilizados. 

Observações importantes

* Vale lembrar que o uso dos polvos de crochê é algo lúdico, ou seja, ele é um brinquedinho e portanto não é considerado uma terapia ou um tratamento para o bebê prematuro.

* O uso dos polvos de crochê não diminui nem exclui a importância de práticas já consagradas como método canguru, aleitamento materno e a presença dos pais na UTI, pelo contrário, o uso dos polvos vem a somar na busca do bem estar e na recuperação da saúde de nossos pequeninos.

* Reforçamos que os polvos de crochê mencionados neste post (do Danish Octo Project e do Movimento Um Polvo de Amor) são destinados aos bebês prematuros que estão internados na UTI Neonatal.

* Páginas no Facebook relacionadas aos polvos de crochê foram criadas, algumas levam o nome "Um Polvo de Amor". Essas páginas não são administradas pela ONG Prematuridade.com.

* Ainda não há evidências científicas dos benefícios do uso dos polvos de crochê para os bebês prematuros. O que temos até agora são relatos de experiências. Dito isso, reforçamos nosso desejo de que comecem a ser documentados os resultados desta iniciativa.

* Acreditamos que todo e qualquer movimento em prol dos prematuros e suas famílias, como este dos polvos de crochê, são louváveis desde que não comprometam a segurança dos nossos pequenos.

Gostou do projeto e quer ser um doador do projeto? Clique aqui: http://www.projetooctobrasil.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário