terça-feira, 25 de outubro de 2022

Eleições Brasil: votação em Lisboa sofrerá alterações para “agilizar processo”

 

Um total de 80.896 eleitores brasileiros estão registados para votar em Portugal na segunda volta das presidenciais.

Os 75.371 eleitores brasileiros inscritos para votar no domingo, em Lisboa e no Porto, na segunda volta das presidenciais do Brasil vão deparar-se com alterações para facilitar o acesso às assembleias de voto, disse esta terça-feira fonte diplomática.

Num encontro com jornalistas em Lisboa, para apresentar os novos aspetos organizativos da votação, o cônsul-geral do Brasil em Portugal, Wladimir Valler Filho, destacou a nova organização no acesso à Faculdade de Direito de Lisboa (FDL), onde vai votar o maior colégio eleitoral brasileiro fora do país, com 45.273 eleitores inscritos.

O objetivo é agilizar a afluência dos eleitores e o próprio processo de votação para que não se repita a aglomeração de eleitores e respetivos acompanhantes", explicou.

Nesse sentido, e com o apoio da Polícia de Segurança Pública, o acesso rodoviário que separa o edifício da FDL do da Reitoria da universidade, vai ser encerrado e no espaço de jardim defronte desta será organizada a fila de eleitores que vão exercer o direito de voto.

Vamos criar um circuito único para organização do fluxo de eleitores, a partir do qual haverá duas entradas: uma prioritária, para os casos previstos na lei, e outra para os demais eleitores", acrescentou.

Nesta segunda volta, a entrada na FDL continuará a ser a mesma, mas a saída será feita exclusivamente pela parte traseira do edifício, para prevenir a aglomeração e atrasos no processo de votação.

No Porto, onde estão inscritos 30.098 eleitores, haverá igualmente alterações, mas será em Lisboa que elas serão mais visíveis.

Um total de 80.896 eleitores brasileiros estão registados para votar em Portugal na segunda volta das presidenciais em 30 de outubro.

terceiro ponto de votação será em Faro, onde estão inscritos 5.525 eleitores.

No encontro com os jornalistas, o cônsul-geral do Brasil voltou a agradecer a colaboração da Universidade de Lisboa, que à semelhança de anteriores eleições brasileiras volta a disponibilizar as instalações da Faculdade de Direito de Lisboa, da PSP e da empresa Metropolitano de Lisboa, que acedeu a um pedido da embaixada do Brasil para adiar por alguns dias o encerramento da estação Cidade Universitária para facilitar a chegada dos eleitores.

Segundo Wladimir Valler Filho, os eleitores vão votar nas mesmas salas em que o fizeram aquando da primeira volta, no passado dia 2 de outubro, com a única exceção a ser a junção de duas secções de voto numa única sala.

No total são 58 mesas de voto, tendo o cônsul-geral salientado que os problemas registados em seis mesas de voto, com avaria nas urnas eletrónicas, a ser resolvido com a substituição dos aparelhos avariados e o envio para Lisboa das chamadas "urnas de contingência", para fazer face a eventuais novas avarias.

As assembleias de voto abrem às 08:00 e fecham às 17:00, com os resultados a serem afixados, após o apuramento da contagem, na porta de entrada da FDL, além do exterior de cada uma das salas, como prevê a lei eleitoral brasileira.

Fora do país, no total, o Brasil criou assembleias de voto em 159 cidades, num total de 97 países.

voto no Brasil é obrigatório pelo que os eleitores registados em Portugal e que, por alguma razão, estejam no Brasil no dia da votação poderão fazê-lo desde que tenham previamente formalizado o pedido de transferência do local de voto.

A segunda volta das presidenciais brasileiras é disputada pelo Presidente Jair Bolsonaro, que se recandidata a um segundo mandato e pelo antigo chefe de Estado Luiz Inácio Lula da Silva. Lula da Silva venceu a primeira volta das presidenciais com 48,4% dos votos face a 43,2% dos votos obtidos por Jair Bolsonaro.

SIC Notícias/Lusa

Silves | "MUNDO SEGUNDO & SAM THE KID" E "LINDA MARTINI" SÃO CABEÇAS DE CARTAZ DE SILVES URBAN MUSIC, A 4 E 5 DE NOVEMBRO

 A Zona Ribeirinha será o palco da 1.ª edição do S.U.M. – Silves Urban Music, iniciativa que decorre nos dias 4 e 5 de novembro, a partir das 18h30, juntando diversos artistas locais e nacionais.
Com um alinhamento dedicado ao público mais jovem, o S.U.M. – Silves Urban Music, dá continuidade às anteriores edições do Festival da Juventude, apresentando-se numa versão renovada, tendo em vista a criação de momentos memoráveis e de partilha entre amigos.
Além de um cartaz apelativo e diversificado, onde todos poderão desfrutar das mais de doze horas de música que a iniciativa tem para oferecer, haverá também uma área dedicada à alimentação e bebidas.
A organização do evento, que tem entrada livre, é da Câmara Municipal de Silves (CMS).
Programa
» 4.novembro
- Mundo Segundo e Sam the Kid
- Reflect
- Wavy
- Sina
- Stam
» 5.novembro
- Linda Martini
- Dawnrider
- My Master the Sun
- Dawnrider

Dj’s convidados: Dj Deelight e Dj Miguel Cabrita
+ info: tel. 282 440 800 (ext.2745) | cultura@cm-silves.pt

CANTANHEDE | CAMPEONATO DO CENTRO SUB – 14 – MASCULINOS 1ª FASE – SÉRIE NORTE

 

GINÁSIO – 93 X COLUMBÓFILA - 13


Dia 22 de outubro de 2022 – 14H30

Pavilhão Galamba Marques Figueira da Foz

Constituição da equipa da ASSSCC:
25 - Alexandre Gaspar
18 – Diogo Gaspar
23 – Diogo Ribeiro
38 – Gabriel Farinha
07 – Guilherme Monteiro
05 – Hélio Victorino
13 – Martim Alves
31 – Mateus Carvalheiro
01 – Miguel Dinis
22 – Tiago Bessa
28 – Tomás Miranda
Treinador principal: João André Costa
Treinadora Adjunta: Mariana Melo
Delegada: Ana Maria Rodrigues



Proença-a-Nova | das Artes e dos Artistas do Pinhal promove cultura


Música, animação e conversas com artistas e entidades marcaram a tarde de dia 22 de outubro nos Paços do Concelho com a dinamização do Eco-Festival das Artes e dos Artistas do Pinhal, uma organização do projeto Resina, com o apoio do Município, que recebeu vários convidados. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, destacou o carácter intermunicipal desta iniciativa, que envolve ainda os concelhos do Pinhal Interior Sul de Oleiros, Sertã, Vila de Rei e Mação. Em comum, estes territórios de baixa densidade têm ainda a floresta: “foi e é sempre o grande ativo destes territórios do ponto de vista da criação de valor para as comunidades, mas hoje também do ponto de vista ecológico pois estamos todos socialmente muito mais sensíveis à importância que a floresta tem, à biodiversidade que permite e a tudo aquilo que faz para a nossa casa comum”, referiu o autarca durante o painel, moderado por Miguel Peixoto, em que participaram igualmente Suzana Menezes, diretora Regional de Cultura do Centro, e o músico Rão Kyao. João Lobo apontou ainda o olhar diferenciado que o território recebeu durante a pandemia, mas que tem de continuar a ser potenciado pela sua qualidade de vida e projetado, por exemplo, para os nómadas digitais. “Não se cria valor em espaço nenhum sem pessoas”, acrescentou, reafirmando a necessidade de atrair mais população para quebrar o despovoamento do território.

Suzana Menezes, por sua vez, reafirmou a disponibilidade da Direção Regional a que preside de estar mais próxima das pessoas, sendo “uma entidade intermediária de descentralização que procura com os seus meios e recursos implementar e apoiar os territórios na aplicação e desenvolvimento das políticas culturais nacionais, fazendo refletir à escala regional as grandes orientações de política pública”. Em 2023, a área da Cultura terá 148 milhões de euros para apoio ao sector cultural e criativo, tendo sido a área governativa que mais cresceu proporcionalmente no Orçamento de Estado de 2023. No entanto, a visão para a cultura no centro está a ser planeada a dez anos, assente em pilares como a criatividade e a resiliência dos territórios, não esquecendo o desafio da transição digital.

As conversas mantidas ao longo da tarde envolveram ainda Ana Sofia Ventura, soprano, e Inês Cardoso, diretora do Jornal de Notícias, ambas com raízes em Proença-a-Nova: a primeira falou sobre a dificuldade de fazer formação numa área tão específica, que a obrigou inclusivamente a estudar fora do país, e da escolha de viver no seu concelho de origem e de constituir família, apesar de ter de se deslocar semanalmente a Lisboa, onde dá aulas; e a segunda sobre a experiência de começar um projeto de raiz no jornal I, da casa que foi o Jornal de Notícias no início da sua carreira e onde é atualmente diretora e dos desafios que se colocam à imprensa escrita, nomeadamente com o aumento do digital. Miguel Peixoto entrevistou ainda Miguel Calhaz, músico, e a dupla Lena d’Água e Benjamim, que brindaram a audiência com algumas das suas músicas. Rão Kyao, com Renato Peres da Silva Júnior e André Sousa Machado, e os Cavaquinhos de Penha Garcia protagonizaram dois outros momentos musicais deste Eco-Festival. Houve ainda espaço para a atuação de Kritika Thakur que trouxe os ritmos da dança Bollywood a Proença-a-Nova: durante a manhã dinamizou um workshop em que ensinou uma coreografia que foi posteriormente apresentada no encerramento do Eco-Festival.

Para além dos jogos do Hélder, com propostas de jogos tradicionais para miúdos e graúdos, esta iniciativa contou ainda com a presença da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova que explorou o bar. A próxima iniciativa do projeto Resina está agendada para dia 6 de novembro, com Kritika Thakur a dinamizar uma nova sessão de dança Bollywood no polo da Biblioteca de São Pedro do Esteval, dia 6 de novembro, a partir das 14h00 (de participação gratuita para todas as idades).

Município de Arouca adere ao programa EUSOUDIGITAL

 O Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, esteve em Arouca, durante a tarde da passada sexta-feira, 21 de outubro, para acompanhar a sessão do EUSOUDIGITAL@Escolas, que decorreu na Escola Secundária de Arouca. O programa uniu a comunidade escolar à população sénior na promoção da literacia digital e contou ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, da vice-presidente da Câmara, Cláudia Oliveira, e do Diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves.
 
Duas dezenas de seniores arouquenses do projeto Idade Maior marcaram presença nesta sessão de promoção de competências para o digital. Acompanhados por jovens tutores, alunos dos cursos de Animação e de Técnico de Multimédia da Escola Secundária de Arouca, os participantes foram capacitados em três diferentes módulos: pesquisa e navegação na internet; criação de perfil e email; e segurança e privacidade.
 
A passagem por Arouca culminou numa reunião com o executivo camarário, nos Paços do Concelho, onde foram debatidas, entre outras, questões como a necessidade as carências do Município em termos de rede móvel e fibra ótica e a necessidade de reforço da sua cobertura no território arouquense.
 
Município torna-se entidade parceira do Programa de Capacitação Digital de Adultos EUSOUDIGITAL
 
A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, marcou presença esta segunda-feira, dia 24 de outubro, na cerimónia de assinatura de protocolo entre o Município e o programa EUSOUDIGITAL, num momento que decorreu no âmbito do 5.º Fórum das Competências Digitais INCoDe.2030, em Lisboa.
O protocolo agora firmado tem como objetivo promover a capacitação digital de centenas de milhar de adultos em Portugal até ao final de 2023 através do desenvolvimento de uma rede de voluntários apoiados em Centros EUSOUDIGITAL, dois dos quais previstos para o território arouquense.
 
Através da Estrutura de Missão Portugal Digital, o Governo decidiu desenvolver o Programa EUSOUDIGITAL, em parceria com o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, que procura trabalhar com pessoas que não têm hoje qualquer interação com o mundo online, através de ações de capacitação digital desenvolvidas por voluntários no contexto familiar ou em locais de proximidade na comunidade em que vive. O programa destina-se a todos os portugueses que nunca usaram a internet, em particular os adultos acima dos 45 anos que pretendam adquirir competências digitais básicas essenciais ao dia-a-dia, permitindo uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à internet, combater o isolamento através de ferramentas digitais de comunicação, pesquisar na internet e usar as redes sociais, assim como os aspetos essenciais da utilização da internet em segurança.
 
Neste contexto, o Município de Arouca, em parceria com a A2D Consulting (enquanto entidade executora do MUDA), compromete-se a desenvolver esforços “para criar as condições e desenvolver os meios necessários para a realização de iniciativas que permitam atingir os objetivos traçados no Programa EUSOUDIGITAL – dando-se especial enfoque nas matérias de confiança e segurança na utilização da internet por parte dos adultos a serem capacitados”.

ENCONTRO NACIONAL DEBATEU TRANSPARÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA MARINHA GRANDE

Cerca de 150 participantes de todo o país debateram a “Transparência e Gestão da Informação”, no 14º Encontro Nacional de Arquivos Municipais (ENAM), que decorreu nos dias 21 e 22 de outubro, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande.

Numa organização conjunta do Município da Marinha Grande e da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação, este foi o primeiro encontro realizado desde 2019, após o aparecimento da pandemia.
O evento integrou cerca de 30 intervenções em torno de três eixos: proteção de dados pessoais e transparência; desmaterialização e acesso continuado; e cidadania e participação.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, que lembrou que, no âmbito da temática do encontro, “são inúmeros os desafios lançados pelas muitas tensões entre os regimes da proteção de dados pessoais e do acesso à informação administrativa”.
O presidente continuou referindo que, “na era digital, é de extrema importância apostar na desmaterialização da informação nas organizações. Desmaterializar, tratar, organizar e divulgar documentos, representa a salvaguarda do património arquivístico, que é, também, o património histórico de um povo”.

Na sessão de encerramento, a vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro, salientou que “matérias como a transferência e gestão da informação, são centrais na ligação da administração aos cidadãos”.
Realçou “as boas práticas trazidas a este fórum” e deu uma “nota de regozijo pelo trabalho desenvolvido pelo Arquivo da Marinha Grande que se assumiu, internamente nesta organização, como o primeiro serviço do Município a garantir este princípio. Queremos ter todos os serviços desmaterializados e estamos conscientes de que o caminho organizacional é árduo, mas desafiante”.

No dia 21 de outubro, no primeiro painel de intervenções, o 14º ENAM levou ao Teatro Stephens as intervenções de Aurélio Ferreira, presidente da Câmara; Paula Meireles, vice-presidente da BAD; Ana Carvalho, do Município da Marinha Grande; Miguel Afonso e Fernanda Sousa, da coordenação da rede; Jérôme Guichard, do Secretariado-Geral do Conselho da União Europeia.

No eixo relativo à proteção de dados pessoais e transparência participaram Tiago Fidalgo de Freitas, da CADA / Faculdade de Direito; José António Rocha, do Município de Vila Franca de Xira;  e Filomena Machado, da Câmara de Santarém.
Para analisar o tema da desmaterialização e acesso continuado foram realizadas apresentações por Miguel Afonso e Paula Maia, do Município da Marinha Grande; Fernanda Sousa, do Município de Porto de Mós; Ricardo Vicente, Anita Tavares e Daniel de Melo, do Município de Coimbra; Norvinda Leite, do Município de Arouca; Carla Eiriz, do Politécnico de Viseu; Carlos Rabadão, do Politécnico de Leiria; Carlos Guardado da Silva, da Universidade de Lisboa; e Fernando Bação, da Universidade Nova.

O dia 22 de outubro, foi dedicado à cidadania e participação, para intervenção dos oradores Cristina Freitas, da Faculdade de Letras de Coimbra; Luísa Alvim, da Universidade de Évora; Sandra Patrício, do Município de Sines; Eliana Fernandes Fidalgo, do Município de Ílhavo; António Maranhão Peixoto, Município de Esposende; Otília Rosado e Fernanda Eunice Figueiredo, do Município de Almada;  Paulo Batista, do Município de Lisboa; e Francisco Cuesta, Consejero Técnico de la S.G. de Bibliotecas y Archivos de Madrid.

No final do encontro foram apresentados o resultado do inquérito aplicado aos arquivos municipais de todo o país, por Vitor Marinho (GTAM) e as conclusões das várias comunicações, por Helena Neves (GTAM). O investigador Jorge Custódio fez uma palestra dedicada ao “Poder dos Documentos: a Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande no tempo de Jean-Andoche Junot”. O encerramento ficou a cargo de Miguel Narciso, da Delegação Centro da BAD; e da vereadora Ana Alves Monteiro.

Na tarde do dia 22 de outubro, os participantes visitaram empresa do concelho, que integram o turismo industrial da Marinha Grande.

Marinha Grande | PREVENÇÃO DO CANCRO DA MAMA NAS FREGUESIAS

O Município da Marinha Grande e a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) realizaram ações de sensibilização de prevenção do cancro da mama, em colaboração com as Juntas de Freguesia de Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria, no passado sábado, 22 de outubro.

A iniciativa integrou-se no âmbito da campanha “Outubro Rosa” e contou com a presença da vereadora da saúde, Ana Laura Baridó; dos representantes das Juntas de Freguesia; de técnicos da Câmara Municipal e da população que quis assistir.

As sessões de sensibilização sobre a doença foram apresentadas por médicos da ACES Pinhal Litoral e elementos da LPCC, que recordaram que o cancro da mama é um relevante problema de saúde pública.

Não são conhecidas as causas exatas da doença. No entanto, foram identificados alguns fatores de risco que importa conhecer:
- O maior fator de risco para o cancro da mama é a idade (80% de todos os tipos de cancro da mama ocorre em mulheres com mais de 50 anos);
- Uma mulher que já tenha tido cancro numa das mamas tem maior risco de ter esta doença na outra;
- As alterações em determinados genes, transmitidas pelos pais, estão na origem de cerca de 5% a 10% dos casos de cancro da mama;
- O excesso de peso aumenta o risco de desenvolvimento de cancro da mama;
- O consumo de tabaco ou o consumo excessivo de álcool estão associados ao desenvolvimento de vários cancros, incluindo o da mama;
- A primeira menstruação em idade precoce (antes dos 12 anos) e uma menopausa tardia (após os 55 anos) são fatores de risco para o cancro da mama.​
Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher.

De forma a sensibilizar para a prevenção do cancro da mama, a fachada do edifício dos Paços do concelho está iluminada de rosa, até ao final do mês de outubro.

Acordeonista Filipe Godinho

 E mais um grande Verão de música, de festa e de animação se passou.
Após ano e meio de paragem forçada devido à pandemia, este foi o melhor regresso às festas de verão que se poderia ter.
Para quem dizia e pensava que isto nunca mais iria ser como antes, já dizia e volto a dizer: NÃO VAI SER COMO ANTES, VAI SER AINDA MELHOR, COM MAIS FORÇA E MAIS ENERGIA!
Um gigante obrigado a todos e siga a música (agora mais recolhidos dentro dos salões)
♥️
https://youtu.be/OZ6gdoRUOlY

Com o músico João Nina “O Rap vai à escola” na Biblioteca Municipal de Cantanhede

A Biblioteca Municipal de Cantanhede recebeu no passado do 24 de outubro, a iniciativa “O Rap vai à escola” com o músico de rap João Nina.

Com organização a cargo da Rede de Bibliotecas de Cantanhede, a atividade que integra o Plana Anual de Atividades do presente ano letivo contou com a presença de cerca de 130 alunos das turmas do 7º ano do Agrupamentos de Escolas Marquês de Marialva e de uma turma do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria.

Na sessão de abertura esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal que aproveitou para felicitar a organização pela iniciativa “e pelo seu caráter inovador, facto que permitiu aos alunos assistirem a uma atividade diferente, mas extremamente interessante.” Os temas abordados nas músicas elaboradas por João Nina “permitem-nos fazer reflexões muito pertinentes sobre a sociedade atual e sobre muitos valores de cidadania importantíssimos”, salientou o autarca

O jovem e promissor músico transmite, através da sua música, alguns dos mais importantes valores da vida, expressando os seus sentimentos e a sua sensibilidade ao ritmo do RAP e absorvidos, para gaudio dos jovens adolescentes presente, que, de uma forma ou outra, se identificaram com os temas.

João Nina nasceu em Coimbra, em 1996. Despertou para o rap quando tinha apenas 10 anos, altura em que começou a brincar com as palavras e a cantar os seus próprios temas. Aos 16 anos iniciou aulas de viola. Licenciado em Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, possuiu também um curso de produção musical frequentado numa escola do Porto. Recentemente criou o projeto de raiz “O Rap vai à Escola”, no qual o músico dialoga com os alunos, em torno de várias temáticas, tendo sempre como ponto de partida o processo criativo da escrita. Os temas musicais de João Nina centram-se, entre outros, nos valores da família, da cidadania, no respeito pelo outro e na aceitação da diferença.

João Nina realizou, ainda, no dia 24 de outubro, na parte da tarde, uma terceira sessão na escola Carlos de Oliveira, em Febres, no Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, e outra no dia 25, na Escola EB2/3 e Secundária João Garcia Bacelar, na Tocha, do Agrupamento de Escolas Gândara Mar.

Bom Petisco Peniche Pro – Já há quadro competitivo para a decisão do título nacional masculino

 Peniche (25/10/2022) - Faltam três dias para o início do Bom Petisco Peniche Pro, a derradeira etapa da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf português, que se realiza de 28 a 30 de outubro na Praia do Lagide.

Esta é a etapa que vai decidir o título de campeão nacional masculino, com 11 surfistas a chegarem à Capital da Onda com possibilidades de chegarem ao topo do surf português. E todos já sabem os adversários que vão ter pela frente na estreia, uma vez que o quadro competitivo já é conhecido.

Destaques do quadro masculino – Round 1:
H3: Francisco Mittermayer x Santiago Graça x Diogo Viegas x Ruben Gonzalez
H8: Guilherme Ribeiro x João Mendonça x Daniel Nóbrega x trialista
H11: Vasco Ribeiro x Miguel Matos x Rodrigo Lebre x trialista

As expectativas estão, assim, elevadas para a grande decisão do título masculino, depois de o feminino ter sido arrecadado por Teresa Bonvalot de forma antecipada, na etapa dos Açores.

São 11 candidatos ao título em disputa direta, com destaque para o regresso de Vasco Ribeiro à competição, que vai defender o título conquistado no ano passado, o quinto da sua carreira.

Guilherme Ribeiro é o surfista que chega ao Bom Petisco Peniche Pro na liderança do ranking e com a licra amarela Go Chill, seguido de perto por Guilherme Fonseca, que é surfista local de Peniche e um dos mais experientes nas ondas de Peniche. Eduardo Fernandes, Tomás Fernandes, João Moreira, Afonso Antunes, Francisco Almeida, Francisco Mittermayer, Joaquim Chaves e Luís Perloiro são os outros candidatos. Dos 12 surfistas inicialmente com possibilidades matemáticas para chegar ao título, apenas Frederico Morais não vai estar presentes na quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2022.

Destaque ainda para a presença de outros nomes sonantes do surf nacional, que, apesar de não estarem na luta pelo título, poderão ser decisivos para as contas finais. Os antigos campeões nacionais Miguel Blanco e Ruben Gonzalez são dois bons exemplos, mas também o tube rider João Mendonça ou o jovem talento local Matias Canhoto.

Na prova feminina destaque para a presença de muita juventude no quadro competitivo, onde nomes como Carina Duarte, Carolina Santos, Maria Salgado, Gabriela Dinis ou a atual campeã nacional Pro Júnior (Sub-20) Érica Máximo surgem como as surfistas mais cotadas para a etapa que fecha o pano na Liga MEO Surf 2022.

Destaques do quadro feminino – Round 1:
H1: Érica Máximo x Benedita Teixeira x Maria Silva x Carlota Chaveiro
H3: Maria Salgado x Teresa Pereira x Charlotte van Berkum
H6: Beatriz Carvalho x Núria Maganinho x Lua Escudeiro x Gabriela Dinis:

A última etapa da Liga MEO Surf vai ser novamente acompanhada de uma iniciativa ambiental liderada pelo Grupo Jerónimo Martins, o parceiro de sustentabilidade da Liga MEO Surf. Serão mais de 160 crianças de 7 escolas do concelho de Peniche que estarão envolvidas. A iniciativa incluirá uma palestra sobre a importância da proteção dos oceanos, e formas práticas para os jovens poderem contribuir, que será coordenada por via de uma consultora em assuntos de sustentabilidade do ecossistema marinho, a Sónia Sousa Ell. Será seguida de uma limpeza de praia, com o intuito de recolher lixo nas praias de Peniche. A iniciativa terá lugar na sexta-feira, dia 28 de Outubro ao longo de todo o dia.

O Grupo Jerónimo Martins e as suas Companhias em Portugal, Polónia e Colômbia têm um projeto de ecodesign de embalagens de marca própria que desde 2011, num trabalho conjunto com os fornecedores, já permitiu evitar a utilização de cerca de 31,5 mil toneladas de materiais de embalagens. Através deste projeto, em 2021 foi assegurada a incorporação de mais de 15,5 mil toneladas de plástico reciclado, evitando assim a utilização de plástico virgem.

Em Peniche serão ainda premiadas a melhor onda da etapa através do prémio Joaquim Chaves Saúde Best Wave, enquanto o Bom Petisco Girls Score distinguirá o melhor score feminino. A isso junta-se a luta pela Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina como feminina. Por fim, destaque ainda para o prémio atribuído pela Câmara Municipal de Peniche aos melhores surfistas locais deste Bom Petisco Peniche Pro.

Fantasy Surfer – Mais informações em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prémio vencedor anual: Prancha Polen Surfboards
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

A nível televisivo, o Bom Petisco Peniche Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Joaquim Chaves, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local do Município de Peniche, e o apoio técnico do Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.


Mais informações em www.ansurfistas.com.

Cantanhede | Espaço museológico celebrou 2.º aniversário. Museu LOAD ZX Spectrum abriu nova sala multiusos

 

O Museu LOAD ZX Spectrum celebrou no passado sábado o 2.º aniversário com diversas atividades, das quais se destaca a abertura da nova sala multiusos, batizada com o nome de Rosalina Alves, em homenagem à colaboradora da TIMEX que mais se tem destacado neste processo de reencontro e levantamento histórico.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, esteve presente nas comemorações, assim como João Diogo Ramos, fundador e curador do espaço museológico, o orador convidado Libânio Guerreiro, para além de ilustres membros da comunidade de seguidores do museu, como André Luna Leão, João Encarnado, Hugo Pinto, Paula Silva, Diogo Reis e Bruno Couceiro.

Na ocasião, Pedro Cardoso sublinhou mais uma vez “a importância deste projeto inovador e diferenciador, que é o Museu LOAD ZX Spectrum em Cantanhede, que vai dando os primeiros passos, mas que com dois anos de vida já permite antever o enorme potencial e a atratividade turística, o que confirma a aposta determinada em continuarmos a dar passos consistentes rumo a novos projetos”.

O autarca referiu ainda que “para além do interesse museológico, cultural, histórico e científico do LOAD ZX SPECTRUM, há que atentar na dimensão educativa e lúdica-pedagógica desta unidade museológica e na relevância para as escolas e para os alunos dos diferentes níveis de ensino, constituindo-se por isso, como um verdadeiro recurso educativo, que pode ser determinante para uma verdadeira literacia digital, e para a promoção das TIC´s, numa lógica de igualdade de oportunidades e de inclusão”.

Neste momento celebrativo não posso deixar de elogiar a energia, o entusiasmo, a dedicação, o conhecimento nesta área, por parte de João Diogo Ramos, mentor deste projeto, e que têm sido determinantes para o sucesso do LOAD ZX Spectrum. Felicito também os muitos entusiastas de todas as partes que têm validado este projeto, e que se juntam à equipa, entre os quais académicos reputados, e gente com uma carreira de prestígio precisamente nesta área”, concluiu.

André Luna Leão, o fundador do blog Planeta Sinclair que atingiu em 2022 o impressionante número de 1 milhão de visitantes, esteve à conversa com João Diogo Ramos, fazendo uma síntese dos principais acontecimentos do último ano. De seguida entrevistou Libânio Guerreiro, o criador de Hero, S.O.S. Naufrágio e A Viagem de Vasco da Gama.

O facto de se tratar de um dia de festa não impediu que os colaboradores deste espaço de referência também pusessem mãos à obra e, ao longo do fim-de-semana, foram intervencionadas algumas dezenas de máquinas do espólio do museu, inventariados muitos objetos recentemente adquiridos ou doados, e foram preservadas dezenas de disquetes e cassetes bem como várias dezenas de EPROM’s provenientes da TIMEX Portugal.

Foi, de resto, o empenho de uma vasta equipa de colaboradores e amigos do Museu LOAD ZX Spectrum, que João Diogo Ramos elogiou nesta caminhada iniciada em 2020. Todavia, as atenções centram-se já no futuro, que passa pela Lisboa Games Week, evento que decorre de 17 a 20 de novembro, e para o qual o Município de Cantanhede estabeleceu uma parceria institucional com a Fundação AIP e a Associação Geração Spectrum para apresentar, em exclusivo e a título de extensão temática, a representação do Museu LOAD ZX Spectrum durante as suas próximas três edições.

João Diogo Ramos não deixou de agradecer o apoio da autarquia nestes últimos dois anos. “Obrigado ao Município de Cantanhede por ser o parceiro que precisávamos e nos deixar trabalhar em prol de um projeto único no Mundo, em honra e homenagem a este pequeno computador que nos une: o Spectrum”.







Coprodução do Município de Águeda “Lulu” tem apresentação pública no próximo domingo

 Filme com argumento de Pedro Anjos e realização de Ana Campina é uma sátira à sociedade portuguesa atual, foi filmado em Águeda e vai estrear no Centro de Artes de Águeda

Está agendada para o próximo domingo, no Centro de Artes de Águeda (CAA), a apresentação pública de “Lulu”, um filme coproduzido pelo Município de Águeda e pela Universe Calling e cuja trama foi filmada em Águeda. O bilhete poderá ser adquirido na bilheteira do CAA a partir de hoje.

O filme, com argumento de Pedro Anjos, é uma sátira à sociedade portuguesa atual, numa comédia leve e divertida, que descreve de forma abrangente várias classes e etnias de Portugal. Pedro Anjos, para além de argumentista, é o protagonista do filme, que conta com as interpretações de grandes nomes da cinematografia nacional e brasileira, como Pêpê Rapazote, Liliana Aguiar, José Carlos Pereira e Oscar Magrini, e com as participações de atores aguedenses, nomeadamente de Guilherme Guerra, Francisco Monteiro, Alberto Pina, Rui Anjos e Bárbara Lourenço.

“O Município de Águeda tem feito uma aposta sustentada na cultura, sendo a coprodução uma das estratégias de atuação e de investimento, com vista a uma dinamização e difusão da cultura cada vez mais ampla e atingindo vários públicos”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que a sétima arte é uma das áreas que privilegia.

Esta coprodução contribui para a consolidação do propósito estratégico municipal de “afirmar Águeda como um concelho produtor de arte e cultura, como um Município criativo e uma referência nacional na área cultural”, consubstanciando ainda uma evidência da aposta em programa e ações estratégicas que contribuem para o desenvolvimento cultural e promoção do concelho.

O filme “Lulu” foi filmado em Águeda, nomeadamente no Centro de Artes de Águeda, promovendo este espaço cultural, que vai agora exibir a comédia, e é fruto de uma coprodução com Pedro Anjos, produtor dos filmes “A Última Famel” e “Famel – Top Secret”, também centrados em Águeda e que tiveram a parceria do Município.

Esta coprodução, para além de dar destaque a alguns equipamentos municipais, como o CAA, é uma oportunidade de promoção do território concelhio, com o filme a ser exibido em várias salas de cinema do país, em canais televisivos e outros meios de divulgação, para além de participar em festivais de cinema nacionais e internacionais, o que se reveste de uma “mais-valia para a promoção turística e cultural do nosso concelho”, declarou Edson Santos.

Refira-se que “Lulu”, que dá nome ao filme, é um personagem humilde de classe social baixa que queria ter uma vida melhor, decidiu emigrar para os EUA e, em concreto, para Hollywood, a terra de “todos os sonhos”, tentando o estrelato e usufruindo desse estatuto. De regresso ao país e a Águeda, vai dar uma “carga de trabalhos” a todos os que com ele se cruzam. Uma comédia leve e descontraída, que aborda a multiculturalidade, para ver no próximo domingo, a partir das 17 horas, no CAA, e depois numa sala de cinema perto de si.

REPRESENTANTES DA EMBAIXADA DO MÉXICO RECEBIDOS NA MARINHA GRANDE


O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, recebeu uma comitiva da Embaixada de México e empresários do concelho, no passado dia 22 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A convite do presidente da Câmara, a cônsul da Embaixada do México em Portugal, Rocio Carbajal, e a encarregada dos assuntos políticos, económico-comercial e turismo da Embaixada, Laura Garzón, visitaram o concelho, com o objetivo de conhecerem a realidade económica do concelho, as principais indústrias e as instituições do sistema científico e tecnológico que lhe dão suporte. 
Reuniram com empresários, com o objetivo de encontrar parcerias no âmbito do desenvolvimento da atividade de produção de moldes e plásticos das nossas empresas no México e na aquisição dos mesmos em Portugal, assim como encontrar uma plataforma para capacitar os trabalhadores mexicanos nas empresas marinhenses instaladas no México. 

O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, deu a conhecer as potencialidades do território, bem como a capacidade empreendedora e inovadora dos empresários da região, salientando o contributo que a indústria pode dar à economia mexicana para a sua afirmação na vanguarda da inovação e da tecnologia.

ESCRITOR ONDJAKI APRESENTOU LIVRO NA MARINHA GRANDE

O escritor Ondjaki esteve na Marinha Grande, na passada segunda-feira, 24 de outubro, para apresentar o seu mais recente livro intitulado "Vou Mudar a Cozinha", da Caminho.

O escritor e o responsável pela editora apresentaram a obra na Livraria Livros & Companhia, cuja sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, que foi convidado para a iniciativa. O autarca felicitou o prosador e poeta angolano, enaltecendo o seu contributo para a promoção do livro e da leitura e da língua portuguesa.

Ondjaki esteve à conversa com o público presente, partilhando histórias verídicas e outras estórias que fazem parte do imaginário, tando dos seus livros infantis, como da prosa e poesia que escreve para adultos.

Em seis contos, passando pelo Brasil, Sérvia, Macau e Luanda, Ondjaki aborda narrativas presas a um universo essencialmente feminino, oblíquo e inesperado. Por vezes em ritmo sincopado, como se do vento brotasse uma respiração; noutras, em frases curtas, aponta indagações humanas plenas de mistério.
O último conto, que dá título ao livro, resultou numa curta-metragem escrita e realizada pelo autor. Partindo de lugares ou situações mundanas (ou não), estas páginas revelam, também, a paixão de um autor que observa, retém e (nos) devolve com minúcia alguns detalhes menos óbvios do vasto comportamento humano.

Ondjaki nasceu em Luanda em 1977. É prosador, às vezes poeta. É membro da União dos Escritores Angolanos. Está traduzido em francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, swahili e polaco. Prémio Literário Sagrada Esperança 2004 (Angola) e Prémio Literário António Paulouro 2004; Grande Prémio de Conto «Camilo Castelo Branco» C. M. de Vila Nova de Famalicão/APE 2007, com os da minha rua; o Grinzane for Africa Prize – Young Writer 2008 (pelo conjunto da obra); Prémio FNLIJ (Brasil 2010, 2013 e 2014); prémio JABUTI (Brasil 2010), na categoria Juvenil, com AvóDezanove e o segredo do soviético (romance); e o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, 2012, com a bicicleta que tinha bigodes. Em 2013, com os transparentes, ganhou o Prémio José Saramago.

WhatsApp regista falhas em todo o mundo

Centenas de utilizadores estão a reportar falhas na utilização do WhatsApp. De acordo com o site Downdetector, que monitoriza em tempo real a atividade de centenas de serviços, a maior parte das reclamações está relacionada com o envio de mensagens e o acesso à aplicação móvel. Até agora não há qualquer explicação oficial da empresa Meta sobre as perturbações que se estão a verificar, a nível global.
WhatsApp regista falhas em todo o mundo
Numa informação publicada no Twittero Downdetector avança a hora a que as falhas tiveram início e deixa um apelo à divulgação da mensagem a que estiver a registar problemas na utilização do WhatsApp.
O número de utilizadores afetados pode ser superior ao inicialmente avançado.

SIC Notícias
Imagem: Dado Ruvic

Donos de cães, gatos e furões obrigados a colocar chips nos animais a partir desta 3.ª feira

Em caso de falha na identificação dos animais, há uma multa que poderá custar até 45 mil euros.
Passa a ser obrigatória, a partir desta terça-feira, a colocação de um chip de identificação em todos os cães, gatos e furões, independentemente da raça, da maior ou menor perigosidade do animal ou da data de nascimento, com o objetivo de evitar o abandono.
A lei já estava em vigor desde 2019, mas foi concedida uma moratória de três anos para a aplicação da lei. A partir de agora, as autoridades podem passar multas que vão dos 50 aos 45 mil euros.
A lei determina que os animais nascidos antes de 25 de outubro de 2019 têm de receber o chip de identificação até esta terça-feira. Já os animais que nasceram depois dessa data têm a obrigação de receber o chip de identificação até quatro meses depois do nascimento.
De acordo com os dados do sistema de identificação de animais de companhia, citados esta terça-feira pelo Jornal de Notícias (JN), há mais de 2,5 milhões de cães registados, 517 mil gatos e 1874 furões.
De acordo com o JN, os preços da colocação do chip rondam os 30 euros e, em alguns casos, as câmaras municipais podem oferecer o procedimento.
O chip pode ser colocado em qualquer veterinário, em associações de acolhimento animal e em canis e gatis municipais. O JN escreve que, depois da colocação do chip, o dono fica com o Documento de Identificação do Animal de Companhia (DIAC) e, no caso dos cães, é necessário pagar, anualmente, uma licença na junta de freguesia.
Sempre que um animal mudar de dono, a ficha de identificação associada ao chip deverá ser atualizada.

TSF